sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Crato - Município recebe V Encontro Regional do projeto Vidas Preservadas.

O Ministério Público do Ceará (MPCE), em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, realizou o I Fórum Municipal de Preservação da Vida e V Encontro Regional do Vidas Preservadas na tarde da última quarta-feira (25).



O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Crato, e teve como objetivo promover um debate acerca do fortalecimento das políticas públicas em prol da saúde dos cidadãos cearenses.

Para discutir o assunto e focar nas ações que visam a prevenção do suicídio, o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije), Hugo Mendonça, falou sobre o projeto Vidas Preservadas e abordou os seguintes temas: fatores de proteção e risco; acompanhamento familiar; suicídio na mídia; Plano Municipal de Prevenção e Posvenção do Município e saúde mental nas escolas. Na palestra, o promotor de Justiça informou, também, os índices de suicídio no mundo, no Brasil e no Cariri, enfatizando o aumento de 100% dos casos na região.

Projeto Vidas Preservadas
O projeto propõe uma ação conjunta entre o MP e a sociedade com o intuito de contribuir com a prevenção do suicídio no Ceará. A iniciativa foi criada em 2018 e é fruto dos Centros de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije), do Meio Ambiente (Caomace), da Cidadania (CAOCidadania) e Criminal (Caocrim), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). Em 2018, 48 municípios aderiram ao projeto. Neste ano, foi dada a continuidade ao Vidas Preservadas, e 60 outros municípios cearenses foram convidados para participar.
Com informações da Prefeitura do Crato.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do MPCE