segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Jardim Sensorial da UFCA recebe certificação da Fundação Banco do Brasil.

Com menos de um ano de existência, o Jardim Sensorial da Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu uma certificação do Prêmio Brasil de Tecnologia Social, iniciativa da Fundação Banco do Brasil (FBB) que busca identificar, selecionar e certificar tecnologias sociais.

O Jardim é uma ação do projeto “Grupo Sementes do Amanhã”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFCA. Construído a partir de restos de materiais de construção e doação de materiais recicláveis, foi inaugurado em outubro de 2018, no campus Crato, e é coordenado pela professora Cláudia Araújo Marco, com dois bolsistas remunerados e seis voluntários. O projeto visa a utilização do espaço para experiências sensoriais em contato com a natureza. Adaptado para integrar especialmente as pessoas com deficiência visual, o jardim está aberto para visitação constante no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), ocupando um espaço anteriormente ocioso.

Além do público em geral, o Jardim Sensorial também recebe visitas de escolas e realiza atividades itinerantes voltadas para a educação ambiental, sustentabilidade e inclusão social. Com a certificação, o Jardim passa a fazer parte do Banco de Tecnologias Sociais da FBB, sendo reconhecido como uma iniciativa capaz de causar impacto positivo e efetivo na vida das pessoas, e que pode ser implementado em âmbito local, regional ou nacional. De um total de 800 inscrições, foram selecionadas, para compor o banco, 118 iniciativas brasileiras e outras 5 na América Latina. 



*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da UFCA.