quarta-feira, 11 de setembro de 2019

MPCE comemora Dia Estadual do Mediador Comunitário nesta sexta-feira.

Para comemorar o Dia Estadual do Mediador Comunitário, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec), realiza uma cerimônia nesta sexta-feira (13/09), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará. O evento acontece das 9h às 12h e contará com a presença do procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, da coordenadora do Pronumec, promotora de Justiça Ana Cláudia Uchôa, dos mediadores comunitários e representantes do MPCE e de demais autoridades.

A coordenadora do Pronumec, Ana Cláudia Uchôa, destaca a importância do trabalho realizado pelos 124 mediadores comunitários do MPCE. “O mediador comunitário está inserido na comunidade, então conhece os valores, se comunica melhor e entende os problemas locais. Ele realiza um trabalho de disseminação da cultura de paz na sociedade, pois está ali para escutar as pessoas e promover o diálogo entre elas, favorecendo a solução pacífica dos conflitos” declara.

A programação do evento contará com palestra com o tema “A história da mediação comunitária no Ceará”, proferida pela secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França; e palestra sobre “O mediador de conflitos e a liderança”, ministrada por Lília Maia, vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Durante a comemoração também será realizada homenagem à secretária Socorro França, à vice-reitora Lília Maia, e aos promotores de Justiça Francisco Landim e João de Deus. Na ocasião, os homenageados receberão placas pelo compromisso e dedicação à mediação comunitária do Estado do Ceará.

O Dia Estadual do Mediador Comunitário foi instituído pela Lei nº 14620/2010. Foram convidados, ainda, para celebrar a data representantes da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Câmara Municipal, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública Geral e da Ordem dos Advogados do Brasil.

O Pronumec foi institucionalizado no MPCE através da Resolução 01/2017. Estão à frente da coordenação do Programa os promotores de Justiça Ana Cláudia Uchôa de Albuquerque (coordenadora geral), Saulo Moreira Neto (gerente de Projetos), José Borges de Morais Júnior (coordenador de Apoio da Região Norte do Estado), além das assessoras técnicas Jucileide Cronemberger e Patrícia Palhano.

Em 2018, foram realizados 16.148 atendimentos à população. O Programa conta com 12 núcleos fixos de Mediação Comunitária localizados em Fortaleza (Parangaba, Pirambu, Barra do Ceará, Bom Jardim, Antônio Bezerra e José Walter), Caucaia (Jurema e Fatene), Pacatuba (Jereissati II), Maracanaú (Jereissati I), Sobral (Cohab), Forquilha, além de um Núcleo de Mediação Itinerante.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do MPCE