terça-feira, 10 de setembro de 2019

Unileão tem ações voltadas à promoção de saúde mental.

O suicídio é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. A campanha do Setembro Amarelo, reforçada pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10 desse mês, vem se consolidando com o objetivo de diminuir e prevenir esses casos, através de ações realizadas por profissionais de áreas que lidam com a questão da saúde mental e por diversos segmentos da sociedade que abraçam a causa da prevenção ao suicídio.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), as iniciativas para a promoção da saúde mental de qualidade ocorrem durante todo o ano. O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) atua com atendimento subsidiado a toda a população, oferecendo plantão psicológico, psicoterapia de família e de grupo, ludoterapia, avaliação psicológica e psicoterapia individual.

O atendimento em plantão psicológico no SPA é realizado por ordem de chegada dos pacientes, sem a necessidade de cadastro prévio. Ainda segundo a profa. Flaviane, o objetivo do serviço é oferecer acolhimento e escuta a quem procura, em casos de urgência e emergência. O plantão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h. Cerca de 12 mil casos de suicídios são registrados todos os anos no Brasil. No mundo, são mais de um milhão. Desses, aproximadamente 96,8% dos casos foram relacionados a transtornos mentais como, por exemplo, a depressão e o transtorno bipolar. Para tentar amenizar essa realidade, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente, desde 2014, o Setembro Amarelo.

O curso de Psicologia da Unileão promoverá, no próximo dia 18, o evento “Setembro Amarelo: Saúde Mental e Perspectivas de Cuidado”. O debate terá o objetivo de discutir o suicídio e sua prevenção na contemporaneidade de forma interdisciplinar e integrativa, abordando questões biopsicossociais, filosóficas, fenomenológicas e políticas. O evento será aberto ao público e ocorrerá a partir das 8h, no auditório do bloco A, no campus Lagoa Seca.

 *Da redação do Blog do Farias Júnior.