quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Bolsonaro transfere Secretaria de Cultura para o Ministério do Turismo.

O presidente Jair Bolsonaro transferiu a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo, de acordo com decreto publicado nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial da União.




A secretaria foi criada no início do mandato do presidente para substituir o Ministério da Cultura (MinC), que foi extinto. Na terça-feira (6), o então secretário da Cultura, o economista Ricardo Braga, foi exonerado para assumir uma nova função no governo. Ele atuará no Ministério da Educação, como secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), no lugar de Ataide Alves.

O Ministério do Turismo passa a incorporar novas funções com a medida: política nacional de cultura; regulação dos direitos autorais; proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural; apoio ao Ministério da Agricultura para a preservação da identidade cultural de comunidades quilombolas; e desenvolvimento de políticas de acessibilidade cultural e do setor de museus.

Além disso, o decreto também transfere a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, responsável por emitir pareceres sobre os pedidos de artistas que buscam financiamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

Segundo o jornal O Globo, um dos nomes cotados para assumir o cargo é deputado federal Marcos Soares (DEM-RJ), filho do pastor Romildo Soares (RR Soares). A possibilidade foi confirmada pelo porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPOVO