sábado, 23 de novembro de 2019

Ceará não registra manchas de óleo há uma semana, afirma Semace.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) informou, durante reunião na última sexta-feira (22), que o Ceará não registra novas ocorrências de manchas de óleo há uma semana. Estiveram no encontro 18 prefeitos e secretários dos municípios da faixa litorânea cearense, além dos diretores de seis órgãos públicos que atuam no combate ao aparecimento das manchas.


A solenidade também foi marcada para apresentar uma cartilha educativa produzida pela Casa Civil do Estado, contendo orientações sobre o que fazer ao se deparar com a substância nas praias. O material será distribuído para a população e em escolas. A cartilha também será usada em atividades de educação ambiental entre os pescadores e turistas.

Durante a reunião, foi apresentado boletim com informações sobre as ações realizadas para monitoramento, prevenção e limpeza dos resíduos da mancha de óleo. Na ocasião, participaram representantes dos municípios de Trairi, Caucaia, Acaraú, Camocim, Barroquinha, Aquiraz, Fortim, Fortaleza, Cruz, Jijoca, Cascavel, Amontada, Beberibe, Aracati, Itapipoca, Paraipaba, Icapuí, Itarema.

De acordo com o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Arthur Bruno, a preocupação é em relação aos pescadores e marisqueiros, que vivem dos frutos do mar. “As ações de prevenção e mitigação de impactos decorrentes do derramamento de óleo em nosso Estado, como a barreira de proteção na foz do Jaguaribe, que já é um case nacional, estão dando resultado”, explica.

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Carlos Alberto, destacou a iniciativa de enviar 22 toneladas de óleo já coletadas para a cimenteira Apodi, em Quixeré. O material passará por coprocessamento.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPOVO