sexta-feira, 22 de novembro de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - SEYDINA KA, o senegalês.

SEYDINA KA, o senegalês.


A nossa história cotidiana vem homenagear os que construíram povoaram o nosso país, os nossos irmãos africanos que nos deixa o legado de cultura e diversidade. Somos herdeiros portanto, desta nação, por isso nosso respeito e gratidão seja na cultura, na arte, na comida, na dança de tudo um pouco. O dia 20 de novembro é dedicado ao Dia da Consciência Negra, mas acredito que todos os dias se faz referência a este povo guerreiro e que hoje somos afro descendentes Muitos conterrâneos merecem nossa homenagem, não estou fugindo as origens, mas por se tratar de história cotidiana, como diz Ferreira lugar ela acontece em todo lugar, com todas as pessoas, em qualquer momento.

Nossa cidade Brejo Santo não foge ao cenário da história e trago hoje representando a África e o Brasil um jovem que chegou da África e faz parte do cotidiano da cidade com seu comércio de bijuterias. Ele se chama Seydina Ka, Ka é sobrenome, veio do Senegal para o Brasil no ano de 2016, passou pelos estados do São Paulo e depois no Rio Grande do Sul em busca de trabalho. A língua dominante do Senegal é o francês, ao chegar no Brasil foi muito difícil aprender a língua brasileira.  Seydina Ka chegou em Brejo Santo no ano de 2018, veio atrás de uma vida melhor para ajudar a família, a qual ficou no Senegal seu pai, sua mãe e seus três irmãos. Diz que sente saudades da família e da sua terra natal, mas que quando tudo melhorar irá visitá-los. Seydina Ka reside na Rua Coronel Basílio, Taboqueira. Durante nossa conversa percebi que já possui amizades, ele diz que não são muitas. Seydina Ka diz que Gosta da cidade, mas tem vontade de visitar a família. Ele diz que a vida no Senegal é diferente do Brasil, a comida é diferente na maneira de fazer e que o prato típico é legumes com peixe a arroz.  Senegal, oficialmente República do Senegal, é um país localizado na África Ocidental. Seydina Ka revela que estudou por 8 anos e depois veio embora. Classifica sua vida em Brejo Santo como razoável.

Agradeço a Seydina Ka pela atenção, por expor um pouco da sua pessoa e que está em volta a história da cidade, já compõe a história de Brejo Santo. Não é fácil deixar suas raízes em busca de oportunidades, deixar uma história pra traz e se refazer em um país distante. Persevere na luta e que seja vitorioso.