sexta-feira, 29 de novembro de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Irmãs Sacramentinas e seu legado na cidade de Brejo Santo.

 Irmãs Sacramentinas e seu legado na cidade de Brejo Santo.



Agradeço a Deus por me conceder alguns dons e dentre eles o de escrever. Gosto de expressar o que sinto através das minhas poesias, bem como dos livros editados sobre a história do meu querido Brejo Santo.

Hoje a nossa história cotidiana refere-se a essas mulheres maravilhosas, as Irmãs Sacramentinas e todo seu legado na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Tudo começa no ano de 1980, antes mesmo da chegada oficial, com os que se agregam a elas como os apóstolos de Jesus a difundir o Reino na pacífica cidade de Brejo Santo. A Semente foi lançada e aos poucos foi germinando neste solo da várzea verde esmeralda. Várias pessoas se dispuseram a ajudá-las, até que no ano de 1985, cinco anos depois, elas fincam morada tendo como fundadoras: Irmã Alice, Irmã Lúcia Santavenere (italiana) e a Irmã Maria do Rosário que veio substitui-la no ano seguinte.
 


Prossegue a história conhecida por muitos da cidade com o serviço apostólico e missionário, difundindo o carisma vivido pela Congregação: CRUZ E EUCARISTIA. Assim, passaram-se 32 anos e oito meses de entrega ao serviço, ao amor, a vivência da fraternidade como também das dificuldades muitas vezes enfrentadas no silêncio como o de Nossa Senhora, mas na certeza de que tudo valeria a pena, pois, quando se constrói em favor do Reino de Deus, não há o que se temer. As Imãs Sacramentinas muito contribuíram na cidade, seja no trabalho pastoral, no aspecto social, cultural, político, religioso e por fim espiritual em Brejo Santo. Durante os anosa aqui vividos, semearam a semente e hoje colhemos os frutos, essa é a certeza da boa semeadura e que foi em solo fértil. 

 
Os primórdios da Congregação foram pautados de humildade, assim como expressa o Santíssimo Sacramento no Sacrário do altar, sem projetar “reflexos”, sem ambicionar vaidade, apenas testemunhar a palavra de Deus nos países onde a congregação existe França, Itália, Inglaterra, Brasil, Irlanda, Espanha e Tanzânia. Não seria diferente em Brejo Santo, as Irmãs Sacramentinas, respeitando os primórdios da Congregação, procuraram vivenciar a humildade e a exemplo e seu fundador Pierre Vigne que andava de aldeia em aldeia, elas o imitavam e andavam de comunidade em comunidade, propagando seu zelo e ardor missionário. Uma valiosa história impregnada em cada canto da cidade e em cada comunidade rural. Quantos filhos espirituais foram gerados e hoje estão dando frutos abundantes de testemunho apostólico? 
 

Amanhã a Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento completa 304 anos de Fundação, dia de Santo André. No dia 30 de novembro de 1715 foi fundada por Pierre Vigne, atualmente venerado pelos fiéis de Brejo Santo. Mas como o Papa Francisco pede uma Igreja em saída, as Irmãs anunciam que iram semear em outras terras e como diz o Papa “tocar o coração” de outras pessoas. Não foi fácil aceitar a saída em missão, pois foram 32 anos de presença marcante na vida das pessoas. Foram muitas Irmãs que deixaram sua marca registrada, e no momento não pretendo particularizar, pois todas deram sua contribuição ímpar porque o objetivo era Anunciar a Palavra de Deus e ser profeta no meio do povo não só denunciando as injustiças, mas também construindo um Reino Justo e Fraterno. Não ocorreram somente mudanças materiais, mas também espirituais através dos ensinamentos das Irmãs Sacramentinas, foram momentos de transformação de uma juventude sedenta de Deus, de pessoas que se juntaram as Irmãs no trabalho pastoral. Hoje elas são praticamente nossas vizinhas, residem na cidade de Jardim mas continuam dando assistência quando necessário aos que precisam e acompanham a Fraternidade Eucaristica. 
 
Registro assim esses 2 anos de ausência física, mas fica a presença espiritual deixado em cada canto da cidade, nas ruas, nos Bairros, na Igreja, nas pastorais, na zona rural, nas residências, nas pessoas, nos grupos, na Fraternidade Eucarística que segue assumindo a Espiritualidade Sacramentinas. Não perdemos a esperança de um retorno, sabemos que a história não é linear ele dá curvas, sobe e desce e que às vezes ela não acontece da mesma maneira, mas história é história em qualquer tempo ou lugar. Fica assim nossa homenagem a essas mulheres fortes e destemidas que tanto contribuíram em Brejo Santo e que agora faz florir em outras terras. Mas o legado deixado em Brejo Santo será único e singular. Nossa gratidão a quem tanto se dou e não mediu esforços no trabalho. Parabéns pelos 304 anos de história e que possa se perpetuar todo esse amor pela Cruz e Eucaristia. Que Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e as ajudem na missão.