Cerca de 250 gestores da Saúde da Macrorregião do Cariri estiveram reunidos na 2ª Oficina do Planejamento Regional em Saúde, que conta com a participação de técnicos, coordenadores regionais e secretários de saúde de 45 municípios do Estado. O secretário-executivo de vigilância e regulação, Marcos Gadelha, ressaltou a importância de diálogo entre os municípios para a integração da Redes de Atenção à Saúde (RAS).
Durante a oficina, os participantes discutiram o cenário assistencial e as RAS relacionando qualidade e resolutividade dos serviços de saúde, como consultas especializadas, exames de apoio ao diagnóstico, cirurgias eletivas, terapias especializadas, internações das unidades de urgência, entre outros serviços de saúde.
Para o secretário de saúde do município de Várzea Alegre, Ivo Leal, o encontro é uma oportunidade para planejar baseado-se na realidade dos municípios. “O sistema é muito importante, mas ele precisa ser desenhado baseado nas necessidades e não em expectativas. Com essa aproximação temos como encontrar oportunidades de melhoria”, salienta.
A terceira etapa acontecerá também em Juazeiro do Norte, nos dias 5 e 6 de dezembro, tendo em vista a elaboração de um Plano de Ação para a Região do Cariri, considerando as ações assistenciais e a solução de problemas identificados durante o Planejamento Regional em Saúde.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará