segunda-feira, 25 de novembro de 2019

PT reafirma candidatura em Fortaleza durante evento com Lula.

Em congresso nacional realizado neste fim de semana em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores reafirmou intenção de lançar candidaturas próprias "na principais e no máximo de cidades possíveis" do Brasil. Segundo lideranças cearenses do partido que participaram do evento, houve citação explícita de Fortaleza entre as cidades onde há orientação nacional por uma candidatura própria da legenda para a eleição para prefeito.
 
Mais do que confirmar uma candidatura petista na capital cearense - o que já é dado como certo há vários meses -, a deliberação do congresso sinaliza que a direção nacional do PT estará empenhada na disputa. Como o evento contou com participação e coordenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a reafirmação de candidatura própria petista em Fortaleza passa agora a ter outro peso.
 
A tese é incômoda para o grupo político liderado por Ciro Gomes (PDT) no Ceará, que deve apoiar candidato do PDT em Fortaleza e vive hoje em rota de colisão com petistas. Afinal de contas, uma coisa é disputar eleição contra um candidato petista solitário, como ocorreu em 2016, e outra bem diferente é concorrer contra uma candidatura "aditivada" por uma intensa presença do ex-presidente Lula na campanha eleitoral.
 
Atualmente, o nome mais cotado para disputar a Prefeitura de Fortaleza pelo PT é a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins. Em 2016, ela chegou a concorrer à vaga e acabou na terceira posição, com 15% dos votos. Entre petistas, no entanto, a análise é de que aquele era "outro momento" para o partido, que acumulava forte desgaste decorrente do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT).
 
Lula no Ceará
No evento deste fim de semana, foi reafirmado ainda que Lula deverá manter intensa agenda de viagens nos próximos meses, "organizando a resistência popular aos retrocessos políticos do governo Bolsonaro. Segundo o presidente eleito do PT em Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, ainda não há previsão de passagem de Lula pelo Ceará, apesar de já existir articulação para trazer o líder petista à Capital.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPOVO