terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Atletas cearenses conquistam 19 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude 2019


Apito final para os Jogos Escolares da Juventude 2019. A maior competição esportiva escolar do país, realizada desde 2005 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), aconteceu na cidade de Blumenau, Santa Catarina, e teve seu encerramento no último sábado (30), após 15 dias de competições. Na edição de 2019, o Ceará levou uma de suas maiores delegações para a disputa dos Jogos. Foram 269 alunos-atletas, que conquistaram 5 medalhas de ouro, 4 de prata e 10 de bronze, representando o Estado no pódio da competição por 19 vezes.


O evento recebeu alunos-atletas de todo o Brasil, nas faixas etárias 12 a 14 e 15 a 17 anos. Foram 14 modalidades: Basquete, Handebol, Vôlei, Futsal, Judô, Luta Olímpica, Badminton, Atletismo, Natação, Vôlei de Praia, Ginástica Rítmica, Xadrez, Tênis de Mesa e Ciclismo. Só na etapa nacional, a competição recebeu 4.998 atletas que abrilhantaram as disputas com um alto nível esportivo.

O COB já divulgou dois locais escolhidos para receber as etapas regionais dos Jogos Escolares de 2020. Aracajú, Sergipe, sediará os Jogos da regional azul (Nordeste), enquanto Gramado, Rio Grande do Sul, receberá os jogos da regional amarela (Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul). Falta divulgar a cidade que irá sediar a regional verde (Norte, Mato Grosso e Distrito Federal) e o local da Etapa Nacional da próxima edição da competição.

Veja abaixo os atletas cearenses que fizeram história nos Jogos Escolares da Juventude 2019:

Medalhas de Ouro:
Judô – Pedro Gomes, categoria até 44 kg, 12 a 14 anos, representante do Colégio Joaquim Barbosa Neto, em Maracanaú.

Judô – Regivan Firmino, categoria até 36 kg, 12 a 14 anos, representante do Colégio Liceu, de Maracanaú.

Judô – Eduardo Domingos, categoria até 50 kg, 15 a 17 anos, representante da Escola Fernando Cavalcante Mota, de Fortaleza.

Badminton – Ana Beatriz da Silva, categoria simples, 12 a 14 anos, Representante do Instituto de Educação Castro, de Aquiraz.

Ginástica Rítmica – Raquel Rebouças, prova corda, 12 a 14 anos, representante da Escola Dom Aluísio Lorsheider, de Fortaleza

Medalhas de Prata:
Badminton – Kauane Ribeiro, categoria duplas, 15 a 17 anos, representante da Escola Comendador Miguel Gurgel, de Fortaleza.

Ciclismo – Antônio Rodrigo da Silva, prova por pontos, 15 a 17 anos, representante da EEM Flávio Pontes, de Maracanaú.

Xadrez – Marina Miranda, 15 a 17 anos, representante do Colégio Farias Brito, de Fortaleza.

Ciclismo – Antônio Rodrigo da Silva, prova estrada, 15 a 17 anos, representante da EEM Flávio Pontes, de Maracanaú.

Medalhas de Bronze:
Judô – Ana Kamili, categoria até 36 kg, 12 a 14 anos, representante do Colégio Araújo Félix, de Fortaleza.

Judô – Evellyn Santos, categoria até 57kg, 15 a 17 anos, representante da Escola Luiza Távora, de Fortaleza.

Judô – Katia Alves, categoria acima de 70kg, 15 a 17 anos, representante da Escola João Nogueira Jucá, de Fortaleza.

Luta Olímpica – Heriki Martins, categoria pesado, 12 a 14 anos, representante do Instituto Waldemar falcão, de Aracati.

Badminton – Israel Pereira, representante da Escola Neusa de Freitas Sá, de Eusébio e Rafael Pinheiro, representante da escola José Jucá, de Quixadá, categoria duplas, 12 a 14 anos.

Futsal – Escola José Matias Sampaio, de Brejo Santo, categoria 15 a 17 anos.

Ginástica Rítmica – Laíssa de Sousa, representante da Escola Educar Sesc, de Fortaleza e Raquel Rebouças, representante da Escola Dom Aluísio Lorsheider, de Fortaleza, categoria geral por equipes, 12 a 14 anos.

Ginástica Rítmica – Raquel Rebouças, categoria individual geral, 12 a 14 anos, representante da Escola Dom Aluísio Lorsheider, de Fortaleza.

Vôlei de Praia – Vitoria Antônia e Andryele Sabrina, categoria dupla feminino, 15 a 17 anos, representantes do Centro Educacional Evandro Ayres de Moura, de Fortaleza.

Natação – Vitor Macedo, prova 50 metros livres, 12 a 14 anos, Colégio Antares de Fortaleza

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará