quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Balneário do Caldas, o pomo da discórdia?

*Foto - Nildênia Damasceno
Nem chegamos em 2020, mas já podemos sentir as elevadas temperaturas típicas de período eleitoral. Exemplo disso foram as  duas entrevistas que realizamos na manhã desta quarta-feira,  11 de dezembro, na CBN Cariri. 


DORIVAN AMARO

Primeiro conversei com o vereador Dorivan Amaro, de Barbalha, sobre um projeto de sua autoria que determinava o envio mensal de uma prestação de contas de todas as empresas públicas, sociedades anônimas e autarquias municipais. O projeto foi aprovado pela câmara, vetado pelo prefeito Argemiro e em um terceito momento, mantido o veto pela câmara. 

Durante a entrevista o vereador Dorivan Amaro fez explanações e também teceu duras críticas ao prefeito do município. Confira alguns trechos:

"O prefeito que dizia defender a transparência, dizia gastar da coisa pública, zelar por ela, insistentemente ele vem vetando esse projeto. Como a gente não tem a maioria, não tem 2/3 pra derrubar veto, ele vai permanecer". 

"O povo da Barbalha não vai saber o que está acontecendo com o dinheiro que é dado entrada dentro do balneário do Caldas. Na gestão anterior, comprou-se o terreno do hotel onde hoje está sendo construído o teleférico, construiu uma praça dentro da vila do caldas, fez reforma em escola, fez uma parte do  novo cemitério, todo o sistema de abastecimento de água, bombas novas, fez calçamentos, todo um investimento, dentro da própria comunidade. Nessa gestão não investiram 1 real e havia 3 meses de salários atrasados, que agora colocaram em dia." 

"Na gestão anterior, todos os meses essa prestação de contas era enviada à câmara". 

"Agora estão querendo esconder algo".

"Na minha visão, lá tem suspeita de irregularidade".

Dorivan garantiu que um mandado de segurança será impetrado com o intuito de garantir o acesso a essas informações.


 ARGEMIRO SAMPAIO

No mesmo programa, conversei  com o prefeito Argemiro Sampaio que afirmou que "essa lei é uma lei morta, pelo fato de existir uma lei federal que rege essas questões. Esse vereador aí (Dorivan Amaro) é pura fantasia, ele é um dos que insistem em colocar essa lei, como se o vereador precisasse dessa lei para fiscalizar."

Segundo o prefeito, as prestações de contas do Caldas são entregues a eles (vereadores), se está havendo um atraso, não é do conhecimento do gestor mas, em caso de confirmação, haverá uma cobrança ao conselho que administra o balneário. 

Confira mais algumas afirmações do prefeito Argemiro Sampaio durante a entrevista.

"Eu não entro nessa, eu não vou estar aprovando uma lei que já existe uma lei federal."

"A gente vetou porque a gente não está aqui pra fazer politicagem."

"Essa lei é pura politicagem, é fanfarrão."

"Esse vereador todo mundo conhece ele, ele gosta de estar aparecendo, gosta de aparecer."

Questionado sobre os investimentos realizados pela gestão anterior com recursos do Caldas, Argemiro Sampaio voltou a criticar Dorivan dizendo: "mentira dele, ele é um vereador, é mentiroso". E afirmou que de fato o Caldas já foi uma empresa superavitária mas, com a crise financeira, o advento dos novos balneários, com a popularização do ingresso Arajara Park e a existência de mais de 20 balneários no pé da serra, isso diminuiu muito a renda e a direção já não quer mais ficar a semana inteira aberta. A proposta é abrir somente aos sábados e domingos pois não há como pagar uma folha tão alta e um custo tão elevado. Recentemente chegou um bloqueio de R$ 1 milhão de reais por falta de pagamento de INSS, e FGTS.

Referindo-se sobre a compra de um terreno, que havia sido informada por Dorivan. Argemiro afirmou que essa compra é alvo de investigação da gestão passada, pelo fato da prefeitura ter pago uma parte do terreno e a administração do balneário a outra parte. "Até hoje ninguém explica como foi aquela compra d´aquilo ali".

"Você pode ter certeza Farias, que o vereador sabe de tudo isso,  ele já conversou, ele sabe do pessoal passado,agora é fanfarra, ele é fanfarrão." afirmou Argemiro Sampaio.



O programa O Povo no Rádio, vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre de 09h às 10h20 na rádio CBN Cariri, FM 93.5 com transmissão simultânea na facebook.com/CBN Cariri.