terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Ceará - PF deflagra operação contra fraude na Caixa Econômica

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (17),  nove mandados de prisão e 17 de busca e apreensão em cinco cidades do país, incluindo Fortaleza. A terceira fase da operação Assucena combate esquema de fraude em concessão de crédito rural na Caixa Econômica Federal. 

A operação ocorre em Boa Vista (RR), Cantá (RR), Caracaraí (RR), Maringá (PR) e Fortaleza (CE).

De acordo com a PF, além dos fraudadores, o esquema tinha participação de empresários, servidores da Caixa e laranjas que eram usados para obter altos empréstimos como se fossem grandes empresários do agronegócio.

Os membros da organização criminosa são responsáveis pelo desvio de mais de R$ 6 milhões. Ainda conforme a polícia, após a concessão dos empréstimos, os valores eram destinados a empresas envolvidas no esquema como forma de lavagem de dinheiro.

Os investigados, segundo a polícia, devem responder por estelionato, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, crime contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. Se forem condenados, as penas para os principais suspeitos podem ultrapassar os 30 anos de prisão.
 
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Cnews