sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Mocinha do Pontal da Serra

Mocinha do Pontal da Serra


Nossa história cotidiana traz uma pessoa especial e que muito contribui na educação, nos aspectos da cultura e religião. Sempre disposta a ajudar os que precisam, Francisca Maria do Nascimento é conhecida como Mocinha.
 
Por se tratar da História do Cotidiano, Mocinha merece nossa homenagem por desenvolver um trabalho de liderança de comunidade e por se dedicar ao serviço de Deus e da Igreja, e revela que é muito solicitada pelas pessoas da comunidade do Pontal da Serra pra ajudá-los a resolver alguma dificuldade. Nasceu no ano de 1961 filha do casal João Paulino Pereira (in memoriam) e Francisca Maria Pereira (in memoriam). Mocinha vem de uma progênie de 10 irmãos: Paulino, Edinha, Totó, Vanda, Leoni, Adailton, Edivan e José Nilton. Sete irmãos residem em São Paulo e apenas três moram em Brejo Santo. Mocinha casou com Antônio José do Nascimento, e da união Conjugal nasceram os filhos: Erasmo, José Carlos, Edna, Roberto Aparecido e José Neto (filho do coração).
 
Pergunto porque a chamam de mocinha. Ela responde que como tinha uma cor morena a chamavam de Nossa Senhora Aparecida, certa vez um senhor que morava próximo pediu pra conhecê-la, e ao vê-la disse “que menina bonita, parece uma mocinha” e assim nasceu o apelido. Mocinha tem uma grande contribuição na cultura por dirigir o grupo do Reisado. Fazem mais de 50 anos que o grupo existe e desde criança que mocinha escutava falar sobre o Reisado do Pontal da Serra. Com o passar do tempo algumas pessoas foram viajando e aos poucos o grupo se dispersou. Em um determinado período Mocinha precisava fazer uma atividade cultural na Escola Afonso, lembrou então do Reisado e começou a fazer as peças, chamou um membro o qual ajudou muito e assim mocinha conseguiu e começou a ensaiar com os alunos da EJA. Depois realizou a apresentação com o Grupo, isso ocorre desde 2005, as atividades foram executadas na Escola José Cardoso, assim, os alunos que estudaram na escola saem com a beleza do Reisado.  Mocinha guarda todos os arquivos do Reisado que servirá de pesquisa posterior a esse patrimônio cultural da cidade, pois o fundador recebeu o título de Mestre do Reisado o Senhor Raimundo (in memoriam). Pretende dar continuidade para as posteriores gerações.
 
Mocinha já passou pela sala de aula e pela gestão escolar como Diretora Administrativa, depois 4 anos como Coordenadora Pedagógica e atualmente encontra- Diretora Administrativa novamente. Além da escola Mocinha é engajada na Igreja e nos serviços pastorais, já passou pela Pastoral da Criança, e desse trabalho ela adotou o seu quinto filho José Neto. Foi coordenadora da Capela por doze anos, ajuda ainda como leiga engajada e atualmente é Ministra da Extraordinária da Eucaristia, e diz “amo Jesus e gosto de trabalhar e servir a Jesus, e a missão de Educar é apaixonante”.      
 
Parabéns Mocinha pelos seus trabalhos, por sua liderança, pela dedicação na Educação e sua missão na Igreja. Você compõe o cenário histórico do Pontal da Serra, como mulher, como leiga e principalmente como ser humano. Deus abençoe sua dedicação no serviço do Reino.