quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Cariri - 106ª Edição da Festa da Baixa Rasa acontece no próximo sábado.

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SETURDES), vem articulando parceria e apoio para a 106 ª. Edição da Festa da Baixa Rasa, que acontece no próximo sábado, dia 25.


O gestor da SETURDES, Luís Carlos Saraiva, estabeleceu parcerias para que a festa aconteça da melhor forma. "O momento, que acontece de 7h as 12h, constará de momentos como a cavalgada, as apresentações de grupos folclóricos e a missa, salientando que a Associação dos Condutores e Amigos da Floresta Nacional do Araripe (Acafa) estará organizando trilhas ecológicas durante o evento", destaca.

A Saúde municipal disponibilizará atendimentos a comunidade, como verificação da pressão arterial e teste de glicemia; a Sociedade Anônima de Água e Esgoto (SAAEC) disponibilizará água; Segurança Pública enviará equipes da Guarda Civil e DEMUTRAN; a Secretaria de Cultura apoiará a logística dos grupos folclóricos; e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, através da Coordenação de Serviços Públicos, realizará a limpeza do local.

A Festa da Baixa Rasa é considerada uma importante romaria que reúne adultos, idosos e crianças em torno da fé, da crença e da cultura popular, um momento onde as pessoas rezam e se divertem no contexto da história do vaqueiro que passava pela região, vindo de Pernambuco, montando seu cavalo, quando se perdeu na Chapada do Araripe. Os mais velhos relatam que esse vaqueiro ficou perdido por dias, com fome e sede, até ser encontrado pouco antes de morrer, sendo sepultado ali mesmo. Há 106 anos foi realizada a primeira missa e ao longo desse tempo a peregrinação só cresceu.

Em 2015, a Festa da Baixa Rasa foi tombada como Patrimônio Material e Imaterial do município.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Prefeitura Municipal do Crato