sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Ceará - Assalto a banco tem redução de 66% em 2019

Imagem Ilustrativa: Google
Os crimes contra instituições financeiras apresentaram redução de 66% no Ceará em 2019. O dado da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) mostra que ano passado, entre os meses de janeiro e dezembro, foram 14 ocorrências contra bancos, sendo que em 2018 os casos chegaram a 41.

Por quatro meses - junho, agosto, setembro e novembro - nenhum caso do tipo foi registrado. Em 2018, esses mesmos meses tiveram, respectivamente, quatro, três, cinco e quatro casos.

Ao longo de todo o ano de 2019, nenhuma ocorrência envolvendo carro-forte foi registrada.

O secretário da Segurança, André Costa, ressalta o trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar e a troca de informações com outros estados da região Nordeste. Ele frisa que os criminosos atuam em outros territórios nordestinos e a integração com a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da expansão do uso do Spia (Sistema Policial Indicativo de Abordagem) e o Big Data, tem colaborado com os resultados.

Ainda sobre as ações, o secretário afirma que há o fortalecimento de policiamento ostensivo nas cidades interioranas e cita a criação do Batalhão de Divisas, além do trabalho de investigação da Polícia Civil. Além disso, ele citou o patrulhamento aéreo.

"A incorporação do Batalhão de Divisas ao CPChoque tirou a conotação do patrulhamento de trânsito, que antes era ligado ao BPRE. Então os policiais militares receberam toda a doutrina, o treinamento e o armamento no padrão do Comando de Choque. Dessa maneira, nós praticamente dobramos as equipes, que somaram-se ao policiais do Cotar (Comando Tático Rural)", destacou.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo