quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Ceará - Estado bate recorde na entrega de títulos de propriedade a agricultores familiares.

Comparado com os últimos cinco anos, nunca tantos agricultores familiares cearenses tiveram acesso ao tão aguardado “papel da terra” como no último ano. Sonho de vida para muitos, o Programa de Regularização Fundiária do Governo do Ceará permitiu que 18.894 mil cearenses passassem a ter a posse de suas terras com a entrega do título de domínio definitivo em zonas rurais de 138 municípios de todas as regiões.


De acordo com balanço do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), responsável pela execução do programa em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), entre 2015 e 2019, foram entregues 45.181 títulos de terra, sendo a maior parcela nos últimos doze meses. Agora já são mais de 100.889 posses e composses entregues a agricultores familiares desde o início do programa (em 2007).

A política de cadastramento e georreferenciamento de imóveis rurais e regularização fundiária serve de modelo para o país ao beneficiar mais de 400 mil cearenses.

De acordo com o superintende do Idace, José Wilson Gonçalves, a entrega de 18.894 posses definitivas entregues no ano passado foi resultado da soma de 8.016 títulos produzidos em 2019 com os 10.878 em estoque de anos anteriores.



Gonçalves assegura que ficará na história o esforço do Governo do Ceará em realizar a maior entrega de títulos em um mesmo ano. “Fizemos 16.280 operações diretamente com os beneficiários, contamos também com as parcerias das prefeituras e sindicatos de trabalhadores rurais na entrega de outros 993 títulos além de ermos feito a entrega em mãos a 1.537 agricultores via atendimento na própria sede do IDACE, em Fortaleza”, explica.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará