quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Ceará - Estado pode sofrer surto de dengue a partir de março, diz Ministério da Saúde.

O Ceará, os demais estados do Nordeste, além de Rio de Janeiro e Espírito Santo, podem sofrer um surto de casos de dengue a partir de março deste ano, conforme alerta do Ministério da Saúde desta quarta-feira (15).


“A dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo, mas, no momento, os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, afirmou ao G1 o porta-voz do Ministério da Saúde, Rodrigo Said.
 
Em 2019, o Ceará teve quase 15 mil casos da doença, mais que o triplo do ano anterior. Apesar do crescimento, o número de casos da doença foi bem abaixo do registrado em 2015, quando mais de 50 mil pessoas foram infectadas.
 
"Isso aconteceu porque circulou, em todos esses anos, o mesmo sorotipo do vírus da dengue. E quando uma pessoa é infectada pela dengue, ela estará imune aquele determinado sorotipo pra sempre, mas não aos outros sorotipos da doença", afirma Said.
 
"O sorotipo 2, que já é um tipo mais virulento que os outros, foi ganhando força conforme foi infectando novos pacientes nesses estados. Agora, ele está circulando por mais áreas. Por isso, para 2020, é esperado aumento dos casos de dengue justamente nos estados que não foram tão afetados pelo sorotipo em 2019, como o Rio de Janeiro e Espírito Santo", explica o porta-voz do ministério.
 
Said também alerta que o surto da doença se relaciona, ainda, a fatores ambientais. "Estamos em um momento propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue [Aedes aegypti]: altas temperaturas e chuvas intensas".

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE