sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Sr. Chico Teles.

SR CHICO TELES


É com alegria e carinho que trago a nossa história cotidiana Sr. Chico Teles que todos os dias recebe os colaboradores (funcionários) da Secretaria de Educação com alegria, sem medir esforços em prestar um serviço de qualidade. Sempre atento, serve a todos sem distinção e demonstra amor no que faz, nunca vi Sr. Chico reclamar, sempre pronto para atender.

Francisco Teles da Silva nasceu no dia 16 de Janeiro de 1943, no sitio Garanhuns ou Granhus como é conhecido por todos. Seus pais Joaquim Teles de Carvalho e Francisca Inácia Fernandes (natural de Pernambuco), os seus avós paternos eram de Alagoas. São oito irmãos: Narciso (in memoriam), Dedé (in memoriam), Chicote, Antônio (in memoriam), Valdenir (morreu de um acidente de trabalho quando ajudava na construção da torre da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus), são duas mulheres Irene e Noca (in memoriam). Veio morar em Brejo Santo no ano 1951 e uma das recordações de Sr. Chico é que Brejo Santo era uma cidade pacata, pequena e que o comércio se concentrava onde hoje é a Escola Padre Pedro Inácio Ribeiro, era um comercio só, uma espécie de pátio em que se localizava as vendas, e a feira. A Rua do Juá era uma espécie de corredor, com 3 casas, a de João Moura e a casa de José Francisco, uma casa de tábua, e este era pai de Chico Inácio, outra casa era de Zé Generosa (onde hoje é o gigante das tintas). Ao redor muito algodão e matagal, e a BR 116 ainda sem asfalto.  Ai infância de Sr. Chico foi de trabalho de roça, assim como sua juventude. Lembra que tinha o motor de energia perto da ponte da Taboqueira, que desligava cedo, diversão não tinha, e o Prefeito da época era José Matias Sampaio. Recorda-se da presença do Padre Pedro Inácio Ribeiro, de baixa estatura, um homem santo.

Casou-se com 44 anos de idade com Maria Glaucides Alves Teles, com a qual tem uma filha Adlla Gabriela Teles de Medeiros, descreve como uma esposa excelente e uma filha amorosa, carinhosa e que é estudiosa. Sr Chico retrata a pessoa de seu sogro Misael Alves de Medeiros e sua sogra Dona Francisca, com muito respeito e carinho e que a tinha como uma mãe, como pessoas tranquilas e que queria muito bem. Recorda que seu sogro era fiel a sua religião que não era católica, mas frequentava sem restrição inclusive aos funerais dos parentes e amigos. Sua sogra Dona Francisca era católica, mas sempre seguindo com sua fé.

Atualmente Sr. Chico trabalha na Secretaria de Educação, concursado e sempre acolhedor recebe todos sem distinção. Muito querido por todos que fazem a Secretaria de Educação sempre se sorriso aberto e amigo de todos. PARABÉNS Sr. Chico pela passagem do seu aniversário e pelo zelo por todos que fazem a Secretaria de Educação, por fazer parte dessa história.