sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Antonio Gomes Cavalcante.


ANTONIO GOMES CAVALCANTE


Hoje nossa história cotidiana faz homenagem a Antonio Gomes Cavalcante conhecido como Totonho. Uma pessoa que merece o nosso reconhecimento por ter contribuído em nossa história e que deixa um legado de integridade e respeito.

A vida cotidiana possui um leque de acontecimentos sejam agradáveis ou desagradáveis, e neste dia 30 de janeiro registra-se a partida de Totonho para junto de Deus. Quantos fatos podem-se registrar sobre sua vida, quantas pessoas dariam seu depoimento sobre a pessoa de Antonio Gomes Cavalcante.

Assim aos 77 anos de idade Totonho deixa sua história registrada com tintas colorida de participação na vida de sua família, de sua esposa Maria Ambrósio, de seus Filhos Artúrio, Albério e Antunes além de seus netos e sua nora Caline que bem conviveram e conhecem a sua dedicação a todos.

Na nossa história cotidiana Totonho trabalhou na Secretaria de Saúde conduzindo os médicos e enfermeiros dos PSF, com sua tranquilidade e fazia um serviço de excelência. Recordo-me que quando eu trabalhava com Maria Ambrósio, sua esposa, ele tinha o prazer de deixá-la e pegá-la no horário. Ficava encantada com tanta dedicação e gentileza e sempre demonstrando calma e sorrindo.

Não podemos esquecer de seu armarinho no comércio e que era bem diversificado, era intitulado de Armarinho de Totonho, e ele com toda paciência aos clientes, tinha de tudo um pouco.

A dedicação a Igreja foi no ECC junto com sua esposa, participava assiduamente aos encontros e as formações. Participou do Coral Santa Cecilia formado pelos casais do ECC e os ensaios eram sempre na casa de Valmir e Irene, e segundo relatos dele em uma das visitas do Grupo da Fraternidade, foram momentos marcantes de alegria, de amizades, de partilha e muitos risos das brincadeiras realizadas com o grupo, momentos de descontração. No dia em que o visitamos demonstrou muita fé e foi um momento de conversas e de entusiasmo.

Nossa gratidão a Antônio Gomes Cavalcante, na sua ausência física fica marcada a presença de espirito cooperador, amigo, excelente esposo, pai amoroso, avô dedicado, irmão, na Igreja, no comércio, com os que conviveram no dia a dia. Nosso reconhecimento pela grandeza de sua pessoa, pelo legado que só ensinou o valor da simplicidade e da dedicação em tudo que se faz. Vai em paz e com Deus e Nossa Senhora te receba e acolha nos braços de mãe.