quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

COLUNA DA JACQUELINE - O caminho que escolhi!

 O caminho que escolhi!
O dito mais certo: Só quem sabe da nossa vida é  Deus.
Há alguns dias tinha sido convidada pela amiga e Secretária de Educação de Oeiras- Pi, Tiana Tapeti, para ministrar uma palestra na jornada pedagógica, que seria 27 de janeiro. Fiquei entusiasmadíssima, já que seria uma oportunidade única de rever minha amiga e conhecer uma rede de ensino referência no Brasil. Fomos convidadas a fazer o lançamento do livro “Brejo Santo, Cidade Educadora – Luz e inspiração para o Brasil.”
Como sempre,  viajaríamos Eu e Drica, Adriana Moreira, minha amiga- irmã  e colega de trabalho. Já havíamos organizado tudo. Um motorista viria nos buscar e domingo viajaríamos.
Sábado cedo Ícaro, meu filho mais novo, queixou-se de uma dorzinha abdominal. No momento achamos ser uma infecção intestinal. Entretanto a dor foi aumentando e fomos ao hospital Geral. No primeiro momento considerou-se ser apendicite. Após uma ultrassom e uma tomografia diagnosticou-se pedra nos rins. Apesar de toda dor, a atenção dada pelos médicos, enfermeiros e técnicos daquele hospital fizeram toda diferença. No domingo, Dr Darlan, um exímio urologista, fez a intervenção cirúrgica e graças a Deus tudo já está se resolvendo.
Mas o quero extrair deste acontecimento? É que por muitas vezes fazemos planos e damos como certeza tudo que idealizamos e  nos esquecemos que quem bate o martelo é Deus.
Apesar de todo sufoco, como sempre tento extrair o que de melhor Deus nos reserva: os anjos que  coloca nos nossos caminhos ( Wergila, Teresa, Danielle, Ysraeline, Darlan, José Célio), a nossa família sempre unida pelo amor (irmãos e sobrinhos)a minha nora Lhia  e a sua mãe Cristine, a oração dos amigos, os de perto e os de longe.
Fiquei imaginando se estivesse viajado, se Icaro estivesse em outro lugar, senão no Brejo Santo... e os  SES vão tomando conta da nossa imaginação.  E mais uma vez vejo a misericórdia de Deus sempre presente em minha vida.
Clarice Lispector faz uma citação que cabe precisamente no meu coração: O caminho  que eu escolhi é o amor. Não importam as dores,, as angústias, nem as decepções que eu vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir, de te desejar o bem. É só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito  que vale a pena viver.
 
Por uma humanidade melhor!
Ana Jacqueline Braga Mendes