terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Traficantes membros de facção criminosa são presos em nova fase da operação Saratoga.


Cinco pessoas foram presas na manhã desta terça-feira, (21), alvos da operação Saratoga G3. A investigação é contra membros de facção criminosa focados em tráfico de drogas. A nova fase da ação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) cumpre 10 mandados de prisão preventiva e 10 de busca a apreensão em Fortaleza, Maracanaú e Barreira.
 
De acordo com o promotor de Justiça Ronald Fontenele Rocha, integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPCE, três dos 10 mandados "foram cumpridos dentro do sistema prisional" e outros sete nas ruas. "Desses sete, cinco foram presos e 2 estão sendo procurados. Há quatro mandados de prisão em aberto de réus não localizados", afirma.
 
A operação é fruto de parceria do Gaeco com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária (COINT/SAP).
 
Na Capital, são cumpridos 10 mandados: cinco de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão. Em Maracanaú, um de prisão preventiva e um de busca e apreensão. Já em Barreira, município distante 73,6 km de Fortaleza, há cumprimento de um de prisão preventiva e um de busca e apreensão. Dentro do sistema prisional do Estado, além dos três de prisão preventiva foram cumpridos três de busca e apreensão.
 
Os mandados foram deferidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza. Os quatro mandados em aberto foram deferidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa.
 
Conforme o MPCE, a investigação partiu do tráfico de entorpecentes e crimes correlatos praticados na Região Metropolitana de Fortaleza por facções criminosas.
 
"Com o aprofundamento dos trabalhos, o MPCE detectou que o grupo criminoso organizado sob investigação além de atuar em crimes relacionados ao tráfico de drogas, estava envolvido em outros crimes graves, com a participação de uma vasta gama de parceiros criminosos", diz nota do Ministério Público.
 
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo