sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Brejo Santo - 108 anos de nascimento de Dr. Miranda.



*Foto - Arquivo da família.
28 de fevereiro de 2020. Há 108 anos nascia Francisco Miranda Tavares (Dr Miranda). Primeiro médico a fixar residência em Brejo Santo.

Nascido em Porteiras em 1912, filho de Manoel Rosendo Tavares e de Antônia Miranda Campos, Dr. Miranda estudou  na capital pernambucana. Naquela época viagens entre Porteiras e Recife eram feitas a cavalo.

Em 1940, já formado na UFPE, Dr. Miranda sediou-se em Brejo Santo e passou a exercer intensa atividade médica na era pré-hospitalar. Fazia a grande maioria dos partos da cidade e distritos vizinhos, muitos deles realizados em cama de vara e à luz de candeeiro.

Casou-se com Dona Heraclides, com quem teve 6 filhos: Haroldo, Helder, Herbênia, Haildes (em memória), José Haríolo (em memória) e Heloísa. Seu primogênito (Haroldo Lucena Miranda) seguiu os passos do pai e formou-se em medicina em 1975, junto com outros conterrâneos e amigos: Dr. Sebastião Gomes de Almeida, Dr. Zenaldo Lucena Madeiro e Dr. Givaldo Arraes.

Hoje, Brejo Santo está entre as cidades brasileiras com a maior proporção de médico por habitante. Recebeu em 2012, o reconhecimento do Ministério da Saúde por ser o município que possui o maior grau de satisfação dos usuários do SUS em todo o país! 

Nesta data que marca os 108 anos do seu nascimento, registramos a nossa homenagem à memória do Dr. Miranda, que tão fortemente contribuiu com a saúde da nossa região.