segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Ceará - Mais um empresário é levado a delegacia após impedir entrada de policiais armados em casa de show

O empresário Renato Lourenço Nogueira foi autuado pelo crime de desobediência, em uma delegacia da Polícia Civil, na madrugada deste domingo (2), após impedir a entrada de policiais militares armados na casa de show Living, localizada no Bairro Aldeota, em Fortaleza.

Esse é o segundo caso de empresário levado por agente de segurança para a delegacia, por este motivo, em menos de dez dias, na capital. Renato Nogueira é sócio de Daniel Meireles de Sousa Fontenele, que também foi autuado por desobediência após não permitir a entrada de um delegado da Polícia Civil armado no Austin Pub, no bairro Meireles, no dia 26 de janeiro deste ano.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em nota, confirmou que o 2º Distrito Policial lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência neste domingo.

"Os agentes de segurança deram voz de prisão a um dos sócios do estabelecimento por estar infringindo o estatuto do desarmamento", afirma a Secretaria. Após a conclusão do procedimento na delegacia, o empresário foi liberado.

Advogado de Renato Nogueira, Vitor Holanda relatou que os PMs "foram informados que não poderiam entrar armados, que o regimento da casa não permitia, e conduziram o sócio proprietário da empresa para a delegacia". "Isso é uma clara represália aos empresários", apontou.

Holanda afirma que a autuação por crime de desobediência é ilegal e diz que a defesa dos empresários já denunciou a ação dos policiais à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) e ao Ministério Público do Ceará (MPCE).

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.