quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

COLUNA DA JACQUELINE - Sede Santos.


Sede Santos
Há uns meses atrás escrevi um texto para coluna do blog do Farias Júnior: Existem santos. Rememorei fatos da minha vida com Padre Leo Tarciso, que brevemente será beatificado.
E hoje reflito sobre exemplos de santidade na nossa vida. O próprio Jesus nos exorta: Sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver(1 Pedro 1:15)
Estamos vivenciando na nossa comunidade o novenário da Mãe – rainha. E como católica e devota de Nossa Senhora faço o possível para participar das celebrações.
Chegamos cedo ao Santuário da Mãe – rainha. Um lindo templo, edificado em honra de Nossa Senhora. Eu e as irmãs: Josélia, Normélia e Jana ( e ainda falta Adriana). Como  sempre procuramos um local ventilado para nos acomodarmos. Coisas da idade.
Sentamos e logo em seguida chega Corrinha ( Socorro Ferreira), uma amiga do coração com o seu filho-primo, Vicentinho .
Durante toda a celebração, era impossível não prestar atenção em tanto amor, tanta afeição de Corrinha com Vicentinho.
Vicentinho, já um homem, com mentalidade de criança. Portador de necessidade especial. 
E como criança o desejo era que a celebração terminasse logo para participar da quermesse.
Nunca vi tanta paciência e tanto amorosidade!
Vou tentar resumir esta linda história de amor. Certo dia, Carlos meu cunhado que mora no Crato, conheceu um senhor que vivia numa situação muito triste. Doente cuidando de um filho com necessidade especial. Depois de uma boa prosa, descobriu que o senhor era tio de Corrinha. Como temos uma ligação de amizade muito grande, avisamos a Corrinha e imediatamente ela foi visitar o tio. Ao ver a situação, trouxe os dois para morar com ela em Brejo Santo.  Com pouco tempo de convivência descobriu que o tio estava com câncer, chegando a falecer. E Corrinha adotou Vicentinho. 
Corrinha, é órfão e dedicou sua vida à evangelização e a fazer o bem.
Agora imaginem caros leitores, quantas renuncias Corrinha teve que fazer para dedicar seu tempo a um idoso e a um portador de deficiência?
Há duas pessoas que são referências de santidade em minha vida. Uma delas sem sombra de dúvidas é Corrinha, a outra é Tereza Nogueira, nossa Doutora Teresa.
Por estou relatando esta história? Para nos tornarmos melhor. 
Saí daquela celebração pensando assim: Se Corrinha não for para o céu ninguém  vai. 
Que possamos ver  na atitude de Corrinha aquilo que Deus quer de cada um de nós. Muita empatia e amor.
Concluo com as palavras de Irmã Dulce: Ame simplesmente, porque nada nem ninguém pode acabar com um amor sem explicação!
Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga