segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

COLUNA DO DAVID JR. - A depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes.

 A depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes.


As condições de Saúde Mental são responsáveis por  16% da carga global de doenças e lesões em pessoas entre 10 e 19 anos.

A depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes.

O Suicídio é a terceira principal causa de morte entre os adolescentes de 15 a 19 anos.

Em todo o mundo, estima-se que 10% a 20% dos adolescentes vivenciem problemas de saúde mental.

A adolescência é um momento único na vida das pessoas, é uma fase da vida que precisa para além de ser  bem vivida, ser bem cuidada. As múltiplas mudanças físicas, emocionais, e sociais, abuso e violência, podem tornar os adolescentes vulneráveis a condições patológicas de saúde mental.

Por ser um período crucial para o desenvolvimento, a adolescência requer cuidado com a manutenção de hábitos e condições saudáveis para a vida social e emocional dos que vivenciam essa fase, por isso a adoção de ✔padrões de sono saudáveis; ✔exercícios físicos regulares; ✔desenvolvimento de enfrentamento; ✔resolução de problemas e habilidades interpessoais, e ✔administração das emoções, além de redes de apoio na família, na escola e na comunidade são importantes.

Alguns adolescentes estão em maior risco de problemas de saúde mental devido às condições de vida, estigma, discriminação ou exclusão, além de falta de acesso a serviços e apoio de qualidade.

Os adolescentes em condições patológicas de saúde mental são por muitas vezes excluídos das atividades sociais, sofrem discriminação, são estigmatizados, apresentam dificuldades de aprendizagem, e  comportamentos de risco.

Pais, Mães, Professores, Escolas e Sociedade devem estar atentos às condições sociais e emocionais oferecidas aos adolescentes, atendendo as necessidades dos que se encontram com condições de saúde mental afetadas, evitando a institucionalização, a medicalização excessiva e intervenções que não sejam profissionais.

Pense nisso. Uma ótima semana. Até a próxima.

David Junior - Psicólogo e Professor de Filosofia/Atualidades.

Referências: OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), e OMS (Organização Mundial de Saúde).