sábado, 1 de fevereiro de 2020

SISU 2020 - Saiba como vão ocorrer as matrículas para os aprovados nas instituições federais do Ceará.

Desde a última quarta-feira, 29, estão sendo realizadas as matrículas dos candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, para as 237 mil vagas em cursos de ensino superior de 128 instituições em todo o País. O POVO explica como o processo vai funcionar nas quatro universidades do Ceará que participaram do sistema. As matrículas ocorrem até a próxima terça-feira, 4.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

No IFCE , as matrículas estão sendo feitas desde a quarta-feira em 28 campi da instituição. O candidato aprovado deverá comparecer pessoalmente ao campus onde pleiteou a vaga, munido da documentação exigida no edital, no horário das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas. No Sisu, o Instituto ofertou 3.302 vagas em 96 cursos em várias regiões do Estado.

Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados do responsável legal (pai, mãe ou tutor) devidamente identificado e portando número de CPF. Uma novidade desta edição do Sisu no IFCE é a heteroidentificação para candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos. Em cada campus, comissões constituídas para essa finalidade farão os procedimentos de aferição para confirmar se o candidato está, de fato, inserido nesta modalidade de cota.

Caso o aprovado não compareça ou não entregue a documentação necessária, a vaga será redirecionada para a lista de espera, cujo cronograma será divulgado em breve. O edital e todas as informações para a matrícula podem ser conferidos no site.

Universidade Federal do Ceará (UFC)

As matrículas na UFC são presenciais e começaram nesta sexta-feira, 31. Cada curso tem dia e horário específico, segundo Calendário de Solicitação de Matrícula divulgado pela universidade. Os selecionados deverão comparecer à diretoria do seu respectivo campus, no dia e horário reservado para o seu curso. O calendário e os detalhes sobre cada tipo de documentação requerida estão disponíveis no site da UFC.

A etapa é obrigatória e presencial, podendo ser realizada pelo próprio candidato ou procurador legalmente reconhecido. Aprovados menores de idade poderão ser representados por pai, mãe ou responsável legal sem necessidade de procuração.  No total, a UFC ofertou 6.288 vagas em 110 cursos de graduação.

A documentação básica de matrícula, exigida de todos os candidatos, bem como a documentação comprobatória de cotas, deverá ser entregue em envelope aberto e identificado com etiqueta impressa a partir do Gerador de Documentos. Nenhum documento original deverá ser colocado neste envelope.

Candidatos a cotas específicas para pessoas com deficiência deverão entregar a documentação relativa à deficiência em envelope separado dos demais documentos. É importante destacar que o laudo médico deve ser original e emitido nos últimos 12 meses. 

Em Fortaleza, a UFC disponibilizará uma van para os candidatos com deficiência, que ligará a entrada principal do campus do Pici ao local de matrícula, na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), das 7 horas às 17h30min. Aqueles que estiverem em veículos automotores poderão estacionar no prédio, que estará fechado aos demais públicos. As aulas na UFC estão previstas para começarem no dia 17 de fevereiro.

Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Na UFCA, as matrículas acontecem em duas etapas. A primeira consiste em um pré-cadastro online. As inscrições dos convocados às 880 vagas oferecidas pela UFCA através do Sisu para o semestre 2020.1 estão sendo feitas por meio de preenchimento de formulário online até o dia 4 de fevereiro. 

Segundo a universidade, a mudança nessa primeira etapa de ingresso foi feita para dar mais comodidade aos candidatos, que não terão de se locomover até Juazeiro do Norte, e para tornar o processo mais eficiente. Dessa maneira, os aprovados para as vagas receberão um e-mail da UFCA com um código de acesso, por meio do qual eles podem acessar o endereço eletrônico do sistema da universidade para realizar seu pré-cadastro online.

O preenchimento online será composto por seis passos: (1) confirmação do curso escolhido, (2) informação de dados pessoais, (3) informação de dados de documentos pessoais, (4) informação de contatos, (5) anexação de documentos e (6) declaração de ciência das informações dadas.

Os formulários serão personalizados de acordo com a modalidade de concorrência escolhida pelo candidato, para que sejam anexados os documentos correspondentes às exigências específicas da modalidade, digitalizados em formato PDF. Após o preenchimento integral e envio da documentação, o candidato receberá em seu e-mail uma confirmação de envio.

Entretanto, os candidatos a vagas para pessoas com deficiência e/ou autodeclaradas pretas ou pardas, além de fazerem o pré-cadastro online, devem comparecer ao campus em Juazeiro do Norte, em datas específicas para apresentar documentação original à perícia médica e participar do procedimento de heteroidentificação. Com exceção desses, os candidatos convocados não precisarão se dirigir à sede da universidade para se inscrever.  

A lista de todos os documentos necessários para ser apresentado em cada uma das modalidades pode ser visualizada no edital lançado pela universidade.

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Durante o Sisu 2020, a Unilab ofertou 296 vagas em 13 cursos de graduação no Ceará nos campi de Redenção, na modalidade presencial. O calendário de pré-matrícula com local, data e horário para comparecimento e entrega de documentos está disponível no site da universidade. 

As vagas eventualmente não ocupadas após a chamada regular do processo seletivo serão preenchidas, prioritariamente, pelos estudantes que constarem da Lista de Espera do Sisu 2020.1, por meio de chamadas conforme normas estabelecidas em edital próprio. O início do período letivo está marcado para o dia 2 de março.

Lista de Espera

Para os candidatos que não foram aprovados nesta primeira chamada regular do Sisu 2020, é possível se inscrever da lista de espera também até o dia 4 de fevereiro. Na última quarta-feira, 29, estudantes relataram dificuldades para manifestar interesse na lista de espera. No dia seguinte, o Ministério da Educação (MEC) disse que o sistema seguia funcionando normalmente e não respondeu se alguma instabilidade tinha sido registrada.

*Da redação do Blog do Farias Júnior.