segunda-feira, 16 de março de 2020

Anti-inflamatórios como ibuprofeno podem ser fator de agravamento do Covid-19.


Alguns estudos e observações médicas indicam que o uso de anti-inflamatórios como ibuprofeno e cortisona podem agravar casos de Covid-19. Ainda que os indícios sejam pequenos, a recomendação é evitar o uso de medicamentos do tipo em suspeitas do novo coronavírus - o primeiro a trazer o assunto à tona foi o ministro da Saúde da França, Olivier Véran, no Twitter.

Entretanto, o presidente da Sociedade Cearense de Infectologia (SCI), Guilherme Henn, lembra que ainda é cedo para ter certeza dos efeitos de anti-inflamatórios em pacientes com Covid-19. Os resultados agravantes observados foram realizados em laboratório - in-vitro ou cultura de célula - e não podem prever como o complexo sistema imunológico humano agiria.

É pela falta de dados concretos que o Ministério da Saúde do Brasil mantém o ibuprofeno como um dos medicamentos possíveis de serem utilizados em casos sintomáticos parecidos com o novo coronavírus. Isso não significa que a pasta obrigue o uso do fármaco. Além dele, Henn atenta para outros anti-inflamatórios como dipirona e paracetamol que não apresentaram os resultados alarmantes nas observações. 

"São medicamentos que não têm o mesmo componente do ibuprofeno. Olhe pra sua prateleira, prefira a dipirona e o paracetamol. Nesse momento não dá para fazer uma recomendação negativa", conclui o presidente da SCI.

Vale ressaltar que o ibuprofeno é contraindicado em casos de dengue, além de sobrecarregar os rins. Por isso, o uso dele e de qualquer medicamento deve ser controlado e ter orientação médica. Em casos de dúvida e para aquelas pessoas que já tomam ibuprofeno, Henn sugere entrar em contato com o médico responsável.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo