quarta-feira, 18 de março de 2020

Brejo Santo - Quadrilha Junina Cangaceiros do Cariri neste ano terá o tema "Por que ROI?"

Este ano a QUADRILHA JUNINA CANGACEIROS DO CARIRI da cidade de Brejo Santo, no estado do Ceará virá com o Tema: “Por que ROI?" onde irão retratar a história da maior Casa de Entretenimento da cidade, o famoso Cabaré RÓI.

A palavra é única do município que é uma substituição da palavra cabaré que nos meados da década de 1950  fundaram uma casa noturna com o nome de SORRISO DA NOITE, só que tem coisas que só acontecem no interior, e nessa noite teve uma grande tempestade com muita chuva, onde apagou-se várias letras da placa que ficava na faxada dito Cabaré, assim ficando somente as seguintes letras R.O.I.


Os moradores e frequentadores do referido Cabaré vendo aquilo, intitularam então, a peculiar casa de ROI.

A história do ROI se confunde com a história da própria cidade de Brejo Santo, pois até os dias atuais a rua onde funcionou o famoso cabaré é conhecida como a RUA DO RÓI.

No linguajar popular da cidade de Brejo Santo na Região do Cariri do Ceará, o termo RÓI é usado para substituir a palavra Cabaré. 

No entando, os ditos CABARÉS funcionavam como forma de fuga para a sociedade que de dia trabalhava e tinha diversas limitações morais e sexuais. Diferentes formas de lazer ou até mesmo acordos politicos eram feitos nas noites boémias junto ao som de mûsicas animadas e mulheres liberadas sexualmente.
E é dentro deste contexto da salvaguarda da memória do povo Brejosantense que a Quadrilha Junina Cangaceiros do Cariri irá homenagear o seu povo com a história local, trazendo o sentimento de pertencimento e da identidade local, a partir dos habitos noturnos daqueles que buscavam diversão. Abordar este tema dentro dos festejos juninos é tornar público de forma lúdica a história de pessoas e lugares que durante uma época trouxe alegria, diversão, muita música e muita dança, caracteristicas bastante similares culturalmente com que hoje são os festejos juninos do Ceará. 

Na oportunidade, traremos também a jogocidade do tema, a malicia dos personagens, a comicidade tipicamente cearense do interior do Ceará e em especial da Região do Cariri.

*Da redação do Blog do Farias Júnior.