quarta-feira, 25 de março de 2020

Caririense produz máscaras para doação.

Em Juazeiro do Norte, Jorge Bandeira, 36 anos, que trabalha com modelagem e impressão 3D, está produzindo máscaras para doar à Secretaria Municipal de Saúde e ao Hospital Regional do Cariri, referência no atendimento a casos suspeitos da Covid-19 no Sul do estado. As máscaras são produzidas em folha de acetato, que cobre todo o rosto, e impressas em 3D.  Na Itália, mostraram eficiência ao evitar que profissionais de saúde tocassem a própria face e ao proteger do contágio por saliva, via tosse ou espirro de pacientes infectados. Outra vantagem dos escudos faciais (face shields) é a reutilização. Podem ser lavados com água e sabão ou álcool em gel.


Segundo Jorge, a produção dobrou essa semana, mas ainda é lenta. São dez por dia. Cada uma poderia custar cerca de 30 reais, se ele fosse cobrar. "Primeiro, estou imprimindo as estruturas das máscaras para depois fazer um único corte dos acetatos. Minha esposa está me ajudando. Não cobraremos nada. Não é hora para se aproveitar da situação. Precisamos nos ajudar mutuamente", diz.

Para o Prefeito de Juazeiro do Norte, essa consciência colaborativa e solidária faz a diferença nesses tempos de pandemia. "Parabenizamos pelo trabalho alicerçado na empatia, cuidado e respeito ao próximo. Agradecemos por unir forças com o poder público na luta contra o novo coronavírus", destaca Arnon Bezerra.

"Outra arma poderosa é a tecnologia e ela não para de avançar", ressalta o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo. Ele também afirma que o Ecossistema Regional de Inovação, o Kariri Valley, está se articulando para impulsionar a produção de face shields. A expectativa é de que a UFCA e o IFCE viabilizem mais máquinas e treinamento de pessoal para operá-las. "Vamos vencer essa batalha", pontua Michel.

*Da redação do Blog do Farias Júnior.