terça-feira, 10 de março de 2020

Ceará terá dois feriados nas duas próximas semanas

Vai começar a época do ano em que o cearense tem maior acúmulo de feriados num curto espaço de tempo. O primeiro será na próxima semana, em 19 de março, Dia de São José, padroeiro do Ceará, uma quinta-feira. A data é feriado municipal em Fortaleza fixado pela lei 8.796, de 9 de dezembro de 2003, sancionada pelo então prefeito Juraci Magalhães.

Outros municípios também têm lei específica que estabelecem feriado em 19 de março. O Governo do Estado deve decretar ponto facultativo neste dia, como ocorreu em 2019.


Seis dias depois, haverá outro feriado, este de abrangência estadual. É o 25 de março, quarta-feira, Data Magna do Estado, que marca a abolição da escravidão no Ceará. O feriado foi estabelecido por emenda à Constituição proposta pelo então deputado estadual Lula Morais (PCdoB), promulgada pelo então presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, e publicada no Diário Oficial do Estado de 6 de dezembro de 2011 (página 159). A emenda alterou o artigo 18 da Constituição Estadual. A Data Magna é o único feriado de abrangência estadual.

Com isso, no intervalo de sete dias, serão quatro de descanso - os feriados de 19 e 25, além do sábado e do domingo, que ficam no meio.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.