sexta-feira, 27 de março de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Napoleão Gomes de Souza.


NAPOLEÃO GOMES DE SOUSA


Com o coração feliz, trago com muito orgulho na nossa coluna uma pessoa amiga que merece toda nossa homenagem na nossa história cotidiana. De fato sua história compõe o cenário da cidade, bem como da educação de Brejo Santo e das cidades circunvizinhas como ele bem descreve. A história de hoje nos traz o ensinamento de homem jovem e honrado, filho, irmão, esposo, pai e amigo dos que o cercam: Napoleão Gomes de Sousa. Assim ele com sua sabedoria de mestre relata sua história a qual define sua pessoa.


“Os grandes navegadores devem sua 
reputação aos temporais e tempestades.”
(EPICURO)

Eu sou Napoleão Gomes de Sousa, filho de Maria Mendes de Sousa e João Casimiro de Sousa (in memorian). Nasci em 1967 na cidade de Brejo Santo, Estado do Ceará, onde resido e trabalho. Sou casado com Maria Neuma Angelo Matias de Sousa e temos duas filhas. A primeira, Ingrid de Sousa Matias, nasceu em 21 de outubro de 1999. Ela cursou o ensino fundamental em Brejo Santo, até o oitavo ano na verdade. O ensino médio foi cursado em Juazeiro do Norte. Ingrid é acadêmica de Medicina. Cursa o quarto período de Medicina na FSM - Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras, na Paraíba. Já Ívine Maria de Sousa Matias nasceu em 18 de dezembro de 2003. A exemplo de Ingrid, também cursou o ensino fundamental em Brejo Santo. A partir do nono ano, Ívine Maria estuda em Juazeiro do Norte. Faz o segundo ano do Ensino Médio.

   

   

De 1986 a 1988 cursei o ensino médio na Escola Agrotécnica Federal do Crato, chamado à época Colégio Agrícola, hoje Instituto Federal do Ceará, no município do Crato-CE. Em decorrência de meu desempenho e dedicação durante o ensino médio, fui escolhido para ser orador das turmas por ocasião da colação de grau ao término do ensino médio.
No segundo semestre de 1997, concluí o curso de Letras, Licenciatura Plena, com Habilitação em Português, Inglês e Literatura, na Universidade Regional do Cariri-URCA, em Crato-CE. Durante todo o período da faculdade trabalhava durante o dia e estudava Letras à noite. Ressalte-se que a faculdade ficava a uma distância de cerca de 90 quilômetros de Brejo Santo, cidade em que eu residia e resido até os dias atuais. Fazia esse percurso de segunda a sexta-feira.
Em 1998 realizei concurso público estadual da SEDUC – Secretaria da Educação Básica para o Magistério, obtendo classificação satisfatória. Estava realizado o tão sonhado ingresso no serviço público estadual. Realizei esse mesmo concurso nos anos seguintes por ocasião dos concursos de 2003 e de 2009, sendo aprovado em ambos. Portanto, foram três aprovações em concurso para professor na rede estadual de ensino, proeza essa que muito me orgulha na minha trajetória na área da educação cearense.
A rede privada de educação também faz parte da minha trajetória educacional. Ainda cursando Letras, iniciei a atividade docente em escola particular de Brejo Santo. Foram treze anos, de 1994 a 2007, atuando como professor de ensino fundamental II e ensino médio na Escola de Ensino Fundamental e Médio Educandário Aurélio Buarque. Nos anos de 2001 e 2002 trabalhei como professor de ensino médio no excelso Colégio Padre Viana, também em Brejo Santo. Fundei o Curso Linguagens o qual oferecia aulas particulares para alunos do ensino fundamental no turno da tarde. Essas aulas aconteciam no Educandário Aurélio Buarque. Trata-se de uma rica experiência na qual muito ensinei e muito mais aprendi com queridos alunos, todos eles hoje já formados e atuando no mercado de trabalho nas mais diversas áreas.
Em Brejo Santo também fundamos, em parceria com um grupo de profissionais professores, o Curso Pré-Vestibular Dimensão, nos anos de 1997 a 2000. Esse Cursinho preparava estudantes para os vestibulares da região do cariri, especialmente para o vestibular da URCA.
Ao ser aprovado no concurso da SEDUC em 1997, assumi a função de professor na Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Gomes Basílio, na época. Hoje esta escola funciona como um CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) Joaquim Gomes Basílio. Além desta escola, lecionei na escola José Matias Sampaio. Hoje ainda trabalho no turno noturno na Escola José Matias Sampaio.
Nos anos de 2005 e 2006 atuei como formador de professor de língua portuguesa em um projeto da SEDUC chamado de AGEAP (Agente de Aprendizagem). Havia agentes de aprendizagem de matemática e de língua portuguesa trabalhando somente com professores de terceiro ano do ensino médio. O objetivo desse programa era fortalecer a aprendizagem dos alunos de terceiro ano do ensino médio em português e matemática com vistas a avaliação externa chamada SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará.
No período de agosto de 2007 a fevereiro de 2009 trabalhei na CREDE 20, em Brejo Santo. Nesse período nascia na SEDUC uma ação chamada de Superintendência Escolar. Estando na CREDE atuei como superintendente nas escolas André Cartaxo (Mauriti), Mauro Sampaio (Barro), Padre Cícero (Ingazeiras), Monsenhor Vicente Feitosa (Aurora), Balbina Viana Arrais (Brejo Santo), Belarmino Lins (Abaiara) e Moisés Bento (Jati).
Em março de 2008 é lançado o Plano Integrado de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará, fruto de compromisso político firmado em programa de governo defendido no desenrolar da campanha para o Governo do Estado do Ceará nas eleições de 2006. Na ocasião foi eleito governador o senhor Cid Ferreira Gomes, candidato do Partido Socialista Brasileiro-PSB, e defensor do supracitado Plano Integrado de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará. Nesse contexto, em 2009 se efetiva no Ceará a política de escolas profissionalizantes em tempo integral. Trata-se de um projeto inovador para uma educação cidadã, profissional e também preparatória para o ingresso no ensino superior. Uma proposta educacional ancorada em projeto político e educacional com o fim de atender as demandas do século XXI no que tange à formação de jovens protagonistas e empreendedores. Tudo isso em um prédio construído nos padrões arquitetônicos do MEC/Brasil. Na EEEP Balbina Viana Arrais, situada em Brejo Santo-CE, tive a grata satisfação de atuar como Coordenador Pedagógico no período de março de 2009 a março de 2018. Afirmo ter sido essa uma experiência das mais gratificantes na educação pública cearense, em especial na nossa querida Região do Cariri, terra do Padre Cícero Romão Batista, de Bárbara de Alencar, Seu Lunga, Plácido Cidade Nuvens, Camilo Santana, Padre Murilo de Sá Barreto, Mauro Sampaio, e especialmente o povo caririense, um povo trabalhador, que com fé e trabalho, de sol a sol, constrói esta terra hospitaleira e abençoada.

  

Um homem que para de sonhar perde a vontade de produzir, a vontade de criar e transformar a sua própria história e a de uma região inteira. Nessa perspectiva, ansiava cursar um Mestrado. O PROFLETRAS, política educacional fortalecida no Governo Luís Inácio Lula da Silva se apresentava como uma grande oportunidade. Prestei a seleção e fui classificado em segundo lugar numa lista de trinta vagas. Era o ano de 2014. Nos dois anos seguintes a cidade de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, foi minha morada e de mais vinte e nove colegas de classe do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Em 2016 obtive o título de Mestre em Letras pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus de Cajazeiras-PB.
Em março de 2018 fui convidado para um desafio hercúleo, qual seja, dirigir uma escola de ensino médio na vizinha cidade de Porteiras-CE. Desde então atuamos na função de diretor da Escola de Ensino Médio Aristarco Cardoso   até os dias atuais”.

Gratidão e gratidão a você Napoleão, pessoa que admiro, por nos preencher com sua história de vida a qual nos serve de exemplo. Você com sua simplicidade nos remete a figura dos grandes sábios. Que Jesus lhe abençoe e Nossa senhora cubra você e sua família de graças.