quinta-feira, 19 de março de 2020

COLUNA DA JACQUELINE - As lições do Covid-19

AS LIÇÕES DO COVID 19
 
Iniciamos um novo ciclo em torno da pandemia do COVID 19.
Paralização das aulas, isolamento social, mudanças de hábitos de higiene e comportamental.
Sentimentos de insegurança, medo, impotência.
Como professora da área de humanas me remeto as mais recentes pandemias:
2009 – Gripe Suína
1968 -1969:  Gripe de Hong Kong
1957 – Gripe Asiática
1918 -1919:  Gripe Espanhola, a mãe de todas as pandemias
Fazia mais de 10 anos que o planeta não passava por uma pandemia como a do Covid-19, o novo coronavírus. Todas as últimas foram causadas por vírus da gripe.
É tudo muito novo e assustador.
Algumas decisões são difíceis de serem tomadas enquanto gestora da pasta educacional do município. Uma delas: paralisar as aulas. Quem me conhece sabe o quanto prezo pelo cumprimento dos dias letivos, pelo tempo de aprendizado do aluno.
Entretanto uma mensagem que recebi de uma mãe de alunos, Cicera Civandia Neves que hoje mora em Portugal acalentou meu coração:
O Brasil, por ter poucos casos, já deveria providenciar e pensar em entrar em quarentena, antes que fique feia situação. Todos os países estamos parando, melhor parar um, dois meses do que perder centenas de vidas. as regiões que entraram em quarentena tiveram poucos casos. Ficar em casa, não é isolamento social, tanto pq neste tempo que vivemos, muitas vezes estamos acompanhados em parques, cafés, mas ao mesmo tempo sozinhos por não desgrudar do celular, aproveitar este tempo de quarentena, e conviver mais com a família, desfrutar e conversar entre si, em outros países foi fechado até as fronteiras.
Comecei a refletir sobre as palavras desta brejo-santense, que atualmente mora na Europa.
O que significa dias letivos em detrimento da preservação da vida?
E me vem o pensamento: somos humanos e pequenos!
Algo que vem afetando minha forma de ser é o contato físico: o abraço bem apertado, o beijo fraternal. O estar juntos aquece e abastece o meu ser. Esses gestos fazem parte da minha existência. E o interessante que a falta deles nos faz sofrer. Mal comparando com os vícios  que no período de abstinência, causa irritação e mal humor. Como sinto falta de gestos que me pareciam tão comuns.
Realmente o COVID 19 me distanciou fisicamente das pessoas e  me aproximou da minha pequenez.
Estou cumprindo rigorosamente o isolamento social. Em casa tento cumprir minhas obrigações enquanto servidora pública. Como Cristã minhas orações são de súplicas ao bom Deus para que nos guarde de todo mal.
E como bem disse o poeta: Tõ relendo minha lida, minha alma, meus amores. Tô revendo minha vida, minhas lutas, meus amores. Estou podando meu jardim. Estou cuidando bem de mim.
E assim os dias vão se cumprindo na esperança que o CORONA 19, apesar de toda tragédia, nos ajude a nos tornar mais humanos.
Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga