segunda-feira, 30 de março de 2020

COLUNA DO DAVID JR. - Saúde Mental em Tempos de Coronavírus.


SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Não é fácil nos distanciarmos da nossa rotina, nem tão pouco nos percebermos distantes dos nossos familiares queridos, do nosso trabalho, dos amigos que estimamos. Não é fácil nos desprender daquilo que costumamos fazer normalmente. Sair do nosso “normal” nos incomoda, mesmo quando necessário.
A pandemia do Covid19 tem nos afetado em diversos aspectos – na saúde, na educação, na economia, na sociedade, e tem atingindo muito fortemente as pessoas, existencialmente falando, psicologicamente falando. 
Angústias, medos e ansiedades são os sinais mais frequentes nesse período de crise. O que nós podemos fazer é tentar amenizar esses sentimentos buscando desenvolver atitudes saudáveis que beneficiem o nosso corpo e a nossa mente, aproveitando positivamente e com autocuidado esse momento. 
Ficar em casa não significa dizer que estaremos em confinamento, proibidos de fazer aquilo que é bom, aquilo que nos faz bem. Podemos usar isso a nosso favor, para além da prevenção ao Covid19, cuidar também de nós e da nossa saúde mental. Por isso sugerimos algumas dicas de atividade que podem ser feitas em casa, e que possivelmente nos ajudarão a cuidar da nossa saúde mental. 
1.EVITE BOMBARDEIOS DE INFORMAÇÕES (PRINCIPALMENTE AS FAKE NEWS): as tecnologias são importantes meios de comunicação, e tem nos auxiliado significativamente no enfrentamento dessa crise, mas precisamos filtrar aquilo que advém delas, escolhendo sempre as fontes oficiais ou sites confiáveis e seguros de informação. Em tempos de crise é preciso saber distinguir o que é verdade e o que é mentira, percebendo até que ponto essa distinção nos afeta. 
2.UTILIZE A TECNOLOGIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS: ligar para um parente distante, algum amigo que possa conversar, prestar apoio, escutar, acolher, e que isso seja recíproco. Gentilezas sempre nos fazem bem. 
3.COMECE ALGO NOVO: ler um livro, assistir um filme ou série, iniciar um curso online, planejar ou concluir um projeto pessoal ou profissional, artesanato, reorganizar os cômodos da casa, e colocar um momento de lazer na rotina. 
4.SE DESCONECTE DAS REDES SOCIAIS POR ALGUMAS HORAS: dedique-se ao contato pessoal com os familiares que moram na mesma casa, conversar, rir, contar histórias, aproveitar o momento em casa fazendo o que não conseguimos fazer quando estamos trabalhando ou na nossa rotina “normal”. 
5.ORGANIZE UMA ROTINA: planeje o que vai ser feito naquele dia, reservando momentos para o descanso e a atividade física, monte uma programação semanal e tente cumpri-la. É importante não cair na ideia da ociosidade, de que não está fazendo nada, de inutilidade. Aproveita sua casa, sua família, seu lar, e construa uma relação de cuidado mútuo com os que você convive. 
Lembremos que estamos passando por uma situação passageira. Evitemos a crença em teorias de “conspiração”. Estejamos unidos na prevenção ao Covid19, permanecendo em casa, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde, e de autoridade sensatas e responsáveis. 
Desejo Esperança e pensamento positivo a todos. Até a próxima. 
David Junior
Psicólogo, Especialista em Psicologia Aplicada à Educação, e Professor de Filosofia e Atualidades.