quarta-feira, 11 de março de 2020

Prefeitura de São José do Belmonte é referência em atendimento de Saúde.

Em São José do Belmonte, investimentos pontuais em Saúde fizeram os índices de eficiência em gestão do TCP/PE (Tribunal de Contas de Pernambuco) dispararem no município. A prefeitura se orgulha de mostrar como se tornou referência em atendimento de saúde para outros municípios da região.


Já no primeiro ano da atual gestão, a prefeitura aumentou o número de médicos e profissionais no hospital municipal, reformou e equipou os postos de saúde, recuperou e adquiriu novas ambulâncias, inclusive a do SAMU, adquiriu uma UTI Móvel 0Km, adquiriu equipamentos de alta tecnologia para o centro cirúrgico, adquiriu equipamento de raio-x, equipou um novo e moderno laboratório de exames, fazendo a coleta de exames clínicos  diretamente nas UBS, criou uma policlínica de especialidades e um posto de saúde no Centro da cidade, montou uma mega operação de logística para o TFD (Tratamento Fora de Domicílio), agora dois ônibus viajam ao Recife duas vezes por semana, além de dois micro-ônibus que vão diariamente para a hemodiálise em Salgueiro e Barbalha,  além de uma casa de apoio equipada exclusiva para abrigar os pacientes lá na capital.

Para melhorar ainda mais o atendimento em saúde, a prefeitura criou o Programa Saúde da Gente, que consiste em levar atendimento médico e medicamentos diariamente aos lugares mais distantes da sede, diminuindo consideravelmente o número de pessoas da zona rural que iriam se consultar na cidade, conseguindo, inclusive, diagnosticar dezenas de casos de câncer na fase inicial e encaminhar para o tratamento em tempo hábil. Foram realizados também investimentos na valorização dos agentes comunitários de saúde, equipe do NASF (Núcleo de Saúde da Família) e demais profissionais de saúde.

Foi cortando gastos e cargos desnecessários que a gestão municipal conseguiu realizar a maioria destas ações com recursos próprios. Isso mostra que não há crise quando se tem uma gestão eficiente.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com Assessoria de Comunicação.