segunda-feira, 30 de março de 2020

Secretaria de Saúde do estado do Ceará divulga nota de esclarecimento em relação aos testes do COVID-19.

A Secretaria de Saúde do estado do Ceará, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN), através de uma nota de esclarecimento, prestou alguns esclarecimentos aos gestores municipais e a sociedade em geral em relação aos testes do COVID-19, bem como das medidas adotadas frente à crescente demanda de exames geradas pela pandemia do novo coronavírus.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Cabe ainda informar que o exame para o coronavírus é um teste de biologia molecular que identifica a carga genética do vírus. A cada rodada (ciclo), com cerca de 30 testes ao mesmo tempo, são utilizados um exemplar positivo e o outro negativo para controle. Para a análise, são utilizadas amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta) dos casos suspeitos. Esses materiais são coletados das pessoas com a suspeita da doença com o uso de swab, um tipo hastes longa de plástico com algodões em suas pontas, ou com aspirados por sonda. Assim que chegam ao laboratório, essas amostras passam por diferentes estágios de preparação e extração da carga viral das moléculas até chegar à etapa final do processo.

Deste o primeiro caso de COVID-19 o LACEN, vem desenvolvendo esforço, para emitir em tempo hábil os laudos dos casos suspeitos desta patologia. A demanda inicial de exame era de até 100 exames/dia, fato que inicialmente foi suficiente para capacidade de execução existente. Após o dia 09/03/2020 o número de casos suspeitos aumentou geometricamente e vindo dos mais diversos municípios, chegando a quase 500 casos no dia 18/03/2020. 

Quanto aos kits de teste laboratorial, os exames que estão sendo feitos, até o momento, são do tipo RT- PCR através de coleta de swab. Há perspectiva de ampliação da capacidade, com a aquisição de testes rápidos (sorologia), o que deve se confirmar nos próximos dias.  Até o momento no estado do Ceará já foram coletadas 4099 amostras, sendo 82% enviadas para análise no LACEN. Das amostras que estão no LACEN, 903 já foram liberados (22%), 689 (76%) das amostras analisadas não progrediram para teste de SARS-Cov 2 por terem apresentado diagnóstico de outros vírus no painel viral 

(TABELA 1)
Os kits para a coleta de swab precisam ter o meio preparado diariamente. Não pode ser armazenado. Para o LACEN preparar um kit de swab, demora cerca de 3h. Só o LACEN no estado do Ceará faz isso no momento. Os demais laboratórios enviam para as empresas terceirizadas em São Paulo.

Antes do COVID-19, a média do LACEN era distribuição de 10 kits de swab por dia. Atualmente estão sendo produzidos 1300 kits de swab/dia. No momento, somente a FIOCRUZ envia os materiais reagentes, até hoje 920 testes. Mas foram comprados comercialmente 20.000 testes com prazo de entrega variável.  Previsto para o dia 04/04, 16/04 e 20/04.

A SESA também está organizando ampliar e descentralizar a rede de testagem de COVID-19, inserindo o HEMOCE e a UFCA na realização de testes de PCR para detecção do SARS-COV-2, a fim de aumentar a capacidade do Estado do Ceará no diagnóstico de COVID-19.

O HEMOCE já dispões de ambiente adequado, profissionais habilitados, cabine NBII (cedida pela Fiocruz), equipamento automatizado para extração de RNA (Prepito - Perkin Elmer) e equipamento de de PCR em tempo real (7300 da Applied Biosystems). Além disso, a Fiocruz já se disponibilizou a nos ceder mais um equipamento de PCR em tempo real para dar maior celeridade na liberação dos resultados.

A Faculdade de Medicina – FAMED da UFCA também disponibilizou disponibilizar um laboratório (Nível 3 de Segurança) a ser utilizado por profissionais da rede pública de diagnóstico na região do Cariri. O laboratório a ser disponibilizado pela UFCA conta com os equipados, RT-PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real, na sigla em inglês) e termociclador, essenciais no diagnóstico a nível molecular da doença. A UFCA ressalta que, em contrapartida, serão necessários os kits de detecção do COVID-19 e demais insumos necessários para realização do diagnóstico, bem como pessoal técnico qualificado para a execução das atividades. 

Entretanto, há dificuldade no momento atual de aquisição de kits de reagentes para detecção de SARS-COV-2 através de importação, com previsão de chegada de 30 a 60 dias. O número de kits de regentes fornecidos ao LACEN pela Biomanguinhos não é suficiente para o abastecimento das duas unidades, em atendimento à demanda atual do Estado.

Deste modo, o Estado irá pleitear a ampliação de kits de reagentes em convênio com Biomanguinhos para recebimento dos kits de reagentes para detecção de SARS-COV-2 e dos kits de extração manual de RNA (BIOGENE), para, junto ao LACEN, darmos celeridade no diagnóstico do COVID-19 em nosso estado, ampliando sua capacidade de execução e consequentemente, melhoria no tempo de resposta dos resultados;

Estima-se triplicar a capacidade de execução dos exames. que resultará no acréscimo da capacidade de execução de exames laboratoriais. 

Concomitante a esta medida, a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), fez também aquisição de mais 500.000 testes rápidos, com chegada prevista para próximos dias, conforme informações do fornecedor. Os testes rápidos agilizarão o processo de diagnostico de COVID 19 e  estarão disponíveis em todas as unidades hospitalares estaduais, localizadas na capital e no interior, sendo obedecido critérios a serem determinados pela SESA.

Tabela 1 - 
Exames Detectados (Pode haver exames em mais de um laboraório)  
Clementino 6
HM 35
Pardini 0
Pasteur 129
GAL 186

Total de Exames Detectados*    
Total 282
*Exames realizados em mais de um laboratório serão contados apenas uma vez 

Exames LACEN, segundo status do exame    
Resultado Liberado 903
Exame Cancelado 689
Aguardando Triagem 162
Exame em Análise 1582
Resultado Cadastrado 13
Disponível para Encaminhar 16
Exame não-realizado 0
* Os exames cancelados foram os que apresentaram painel viral positivo.

Exames laboratórios particulares, segundo status do exame  
Detectado 170
Não detectado 531
Aguardando resultado 33

Total de exames nas redes públicas e privadas Total %
Pública 3365 82,09
Privada 734 17,91

Fonte SEVIR/SESA - GAL - LCF - HM - PARDINI -LP 
Atualizado 27.03.2020 -12h

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com SESA.