terça-feira, 31 de março de 2020

Secult publica o edital Festival Cultura DendiCasa para seleção de 400 projetos


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) publicou nesta terça-feira (31), o edital Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo. Voltado para fomentar os conteúdos artísticos para difusão em plataformas digitais e canais de comunicação diversos, o edital é uma ação do Governo do Ceará, com investimento do Fundo Estadual de Cultura (FEC) de R$ 1 milhão para seleção de 400 projetos, no valor de R$ 2.500,00 cada. As inscrições são exclusivamente online e gratuitas, seguindo abertas até o dia 10 de abril de 2020.


O edital contemplará a seleção de projetos culturais e artísticos nas mais diversas linguagens artísticas, como Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Fotografia; Humor e Comédia; Literatura; Música; Teatro; Moda; Gastronomia; Cultura Popular e Tradicional; Produção cultural: eventos e festivais de artes em plataformas digitais; Formação: oficinas virtuais de criação, produção e de técnicas artísticas e culturais e de gestão e empreendedorismo cultural. O Edital é aberto à inscrição de propostas de conteúdos artísticos-culturais em formatos diversos, desde que sejam possíveis sua veiculação em plataformas digitais como apresentações, performances, seminários, aulas, intervenções, dentre outros. Serão selecionados somente conteúdos de classificação etária Livre, destinados a todos os públicos.

Os conteúdos artísticos irão compor uma programação especial de difusão em plataformas digitais e meios de comunicação diversos, no período de abril a junho de 2020. A iniciativa tem como todos a promoção e a movimentação da economia artística, criativa e cultural do Estado, no contexto de emergência de enfrentamento ao coronavírus, incentivando a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais do Ceará.

O Edital representa ainda um incremento da economia da cultura, gerando visibilidade para a produção artística cearense, além de oferecer alternativas culturais à população neste período de restrições estabelecidas pelo o Decreto nº 33.510 de 16 de março de 2020. O documento estabelece situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo Coronavírus. Já o Decreto nº 33.519 de 19 de março de 2020 intensifica as Medidas para Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus que, dentre suas determinações, estabelecem o fechamento de equipamentos culturais públicos e privados, interferindo diretamente na vida e no calendário artístico dos trabalhadores da cultura.

Poderão se inscrever somente pessoas físicas, com idade igual ou maior que 18 anos, residentes e domiciliadas no Estado do Ceará e com atuação no campo artístico cultural há pelo menos 2 anos, na condição de autor e/ou responsável pela proposta inscrita. Pessoas físicas podem inscrever propostas de produção de conteúdos como representante de grupos e coletivos culturais dos quais são integrantes.


Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta, mas as pessoas de um mesmo coletivo podem inscrever projetos diferentes, assim como uma pessoa pode aparecer em mais de um projeto, desde de que não seja proponente em mais de um.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo