quinta-feira, 19 de março de 2020

Vacinação contra gripe é adiantada para proteger grupos de risco e facilitar diagnósticos de Covid-19.


A primeira fase da campanha nacional contra a gripe foi adiantada para proteger idosos a partir de 60 anos e profissionais da área da saúde, além de facilitar diagnósticos do Covid-19. O início da ação estava programada para o fim de abril, mas em 2020 começará na próxima segunda-feira, 23 de março. Ela segue até dia 23 de maio nas salas de vacinação dos 113 postos de saúde de Fortaleza.



A expectativa é vacinar 90% do público-alvo, considerando que a vacina para gripe protege por apenas um ano. “A vacina deste ano está completamente diferente do ano passado, porque é produzida a partir da pesquisa do vírus que está circulando no País naquele momento”, afirma em nota Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 


A vacina protegerá contra casos de H1N1, H3N2 e Influenza b. Assim, a antecipação auxiliará os profissionais de saúde a obterem diagnósticos mais evidentes em relação ao Covid-19, que apresenta sintomas parecidos com as gripes mencionadas.

Os pacientes acima de 80 anos devem receber a aplicação da vacina em domicílio. Isso será possível com base nos dados das pessoas cadastradas nos programas Saúde da Família e Melhor em Casa. Aqueles que ainda não se cadastraram devem ligar para posto mais próximo evitar a locomoção ao local.

Calendário da campanha
1ª fase (a partir de 23/03): idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde.

2ª fase (a partir de 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.


3ª fase (09/05 a 23/05): crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo