quinta-feira, 30 de abril de 2020

Ceará - André Fernades vota contra punição a fake news para que haja "liberdade de expressão".

O Deputado Estadual pelo PSL, aliado de Bolsonaro, André Fernandes questionou hoje a aprovação de projeto de lei que pune quem divulgar propositadamente notícias fraudadas sobre pandemias e endemias no Ceará.

“Não estou defendendo que haja mentiras, mas que haja liberdade de expressão”, disse o parlamentar, repetindo argumento já utilizado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) ao negar que o filho fosse responsável por esquema de ataques virtuais, investigado pela Polícia Federal.

Aliado do presidente, Fernandes votou contra a proposta, de autoria dos deputados estaduais Augusta Brito (PCdoB) e Guilherme Landim (PDT). Além do pesselista, apenas Dra. Silvana (PL) se posicionou contrária ao PL.

Aprovado na Assembleia Legislativa por maioria, o texto fixa multa de R$ 224,40 a R$ 2,2 mil a quem propagar informação comprovadamente fraudada sobre a infecção, que já matou mais de 400 pessoas no Estado e cinco mil no País.

Fernandes acrescentou que “em momento nenhum é favorável a que uma mentira seja noticiada, até porque é saudável para todos nós que trabalhemos sempre com a verdade”.

E continuou: “Mas a gente não pode, principalmente durante problema tão grave que a gente enfrenta, não apenas no Ceará ou no Brasil, que é a pandemia, tratar esse assunto com estilo de ditadura”.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.
Para ler a matéria original, clique aqui.