quarta-feira, 1 de abril de 2020

Ceará - Chuvas de março no estado superam em 38.2% a média para o mês


As chuvas de março no Ceará ficaram acima da média esperada, registrando o segundo mês de março mais chuvoso em 33 anos, com o acumulado de 281.1 milímetros. Conforme os dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado supera em 38.2% a normal para o mês, e fica atrás apenas do recorde pluviométrico observado em 2008. Na época, o Estado registrou precipitações de 332.5 milímetros, enquanto a normal para o período é de 203.4 mm.

As chuvas no primeiro trimestre foram bem distribuídas no Estado, atingindo todas as regiões do Ceará com resultados positivos de precipitação. Segundo Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme, os dois primeiros meses da quadra chuvosa, fevereiro e março, tiveram 436 milímetros de precipitação. “É o melhor bimestre desde 1986, quando choveu 566.1 milímetros”, afirma. Os dois meses alcançaram 32.3% a mais que a normal climatológica para o período, de 322 milímetros.

O litoral de Fortaleza foi a principal macrorregião que ajudou a levantar os acumulados de chuva no Ceará. No bimestre, a região teve volume acumulado de 795 milímetros, que representa o valor de 106.7% acima da normal climatológica. Já a região com menor acumulado foi o Cariri, que registrou 496.9 milímetros de chuva, 32.9% acima da normal no somatório dos meses de fevereiro e março de 2020.

Embora as chuvas no Centro-Norte do Ceará tenham ocorrido de maneira mais abundante, a gerente de meteorologia da Funceme afirma que a distribuição das precipitações foram mais uniformes. Esse cenário, segundo ela, ocorre principalmente pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) nessa área do Estado.

Há ainda a influência da formação de áreas de instabilidade que favorecem as condições de chuva no Ceará nesse período, como os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCan) e sistemas frontais estacionários na região da Bahia. “Tudo isso tem contribuído para que as chuvas de 2020 sejam mais uniforme”, explica Meiry Sakamoto.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica em prognóstico que até maio há chances iguais, de 40%, para as chuvas ficarem dentro ou acima da média; e 20% de possibilidade de ficarem abaixo da média. “Lembramos que em abril a normal climatológica, considerando o Ceará como um todo, é de 188 mm, um pouco abaixo da normal para março, que é o mês mais chuvoso em anos normais”, diz a gerente de meteorologia da Funceme.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo