quinta-feira, 30 de abril de 2020

Ceará - Governo acessa localização de celulares para monitorar quarentena


O Governo do Ceará começa nesta quinta-feira (30) a acessar o mapa de deslocamento produzido pelas quatro maiores operadoras de telecom do País - Oi, Claro, TIM e Vivo. A ferramenta digital permite saber qual o nível de respeito ao isolamento pelos usuários de aparelho celular. O Ceará tem cerca de 9 milhões de habitantes e 7,6 milhões de linhas ativas.

O pedido de uso dos dados foi enviado ao Sinditelebrasil, a entidade que reúne as operadoras, pelo governador Camilo Santana (PT) e aprovado na quinta. Cada Estado ou Prefeitura atendidos no pleito tem direito a cinco acessos. O Blog apurou que no Governo cearense, até a manhã desta sexta, somente uma da cinco senhas havia entrado na plataforma.

O diretor de Infraestrutura do Sinditelebrasil, Ricardo Dieckmann, disse ser a primeira vez que as quatro operadoras e unem no compartilhamento dos dados. Nas Olimpíadas de 2016 no Rio e na Copa de 2014 as informações foram oferecidas de modo separado.

Na quinta-feira (29), Recife também passou a acessar. Diversos estados e capitais têm pedido o acesso para medir a aglomerações durante a pandemia do novo Coronavírus. Depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará e as cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre já compõem. 

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo. Para ler a matéria original, clique aqui