quarta-feira, 1 de abril de 2020

Ceará - Mais de 5 mil ocorrências de descumprimento de isolamento foram atendidas no Estado.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), André Costa, informou sobre os balanços de ocorrências atendidas desde o início do decreto de isolamento social no Estado em entrevista à rádio O POVO CBN nesta quarta-feira, 1º. Segundo o titular, mais de 5.850 ocorrências de descumprimento ao isolamento e de aglomerações foram atendidas pelas forças de segurança do Ceará diante da crise do coronavírus, que contabiliza, até última atualização, 401 casos da doença no Estado.


Segundo o secretário, muitos estabelecimentos autuados ainda desconheciam os termos do decreto, instaurado no dia 19 de março. Igrejas, bares e comércios foram alguns dos estabelecimentos fechados pela Polícia Militar, que realizou as operações no intuito de orientar o fechamento desses comércios e instituições para evitar aglomerações diante da pandemia do coronavírus no Ceará. Algumas dezenas de casos de conduções de pessoas à delegacia também foram registrados. Segundo André, os casos da Capital foram recorrentes em diversas áreas da Cidade, dentre elas as periferias. 

O número passa a média diária de atendimentos realizados na Capital e na Região Metropolitana em março, que registrou cerca de 2300 ocorrências por dia, conforme informado pelo titular. No entanto, os índices de criminalidade diminuíram. "Já é uma diminuição em comparação a fevereiro, em que tivemos um pico decorrente dos motins", concluiu.

No caso de denúncias de aglomerações ou estabelecimentos abertos, o canal 190 está disponível para receber ocorrências. O direcionamento da Polícia Militar é de checagem presencial da denúncia. "Algumas áreas que sabemos que concentram volumes expressivos, como praias, já tem policiamento para evitar aglomerações", informou o titular.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.