sexta-feira, 17 de abril de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Os caminhos da espiritualidade neste tempo de isolamento social.

Os caminhos da espiritualidade neste tempo de isolamento social.

Deus realidade suprema nos dota de amor e verdade. Hoje nossa história está pautada de acontecimentos e estamos um pouco perdidos em meio a essa pandemia, entre o que se pode e não se pode fazer. A ciência está pautada dos termos técnicos, se fala em impactos da doença. Sim é bem verdade,impactos de mudanças, existirá o antes e o depois na história do surto desse vírus. Mas e o impacto espiritual?

Além da ciência precisamos da Divindade para suportar os desafios e o cotidiano. Precisamos nos revestir do espiritual, independente de nossa religião. Somos convidados a estarmos em sintonia com Deus e aos outros quer estejam presentes ou ausentes. Aproveito assim para trazer alguns trechos do livro : “As coisas que você só vê quando desacelera”, monge zen-budista Haemin Sunim. Existe um desacelerar de verdade, reflexão antes  e depois da ação. Serão trechos que nos ajudarão nesse momento histórico a reflexão espiritual. “Tudo nesse Universo é efêmero. E porque é efêmero, também é precioso, aproveite esse momento com sabedoria e beleza.

Não recebemos mais amor de Deus ao pedi-lo. Em vez disso despertamos para o fato de que Deus sempre nos amou incondicionalmente”. “À medida que a minha prece se aprofunda, escuto mais a voz Dele do que das minhas palavras.     À medida que a minha humildade cresce, mais sinto o amor Dele inundando meu coração. À medida que a minha mente se aquieta mais sinto a presença Dele a todo momento. À medida que a sua fé e a sua prática espiritual se aprofundam a sensação de um eu ou ego separado diminuem deixando espaço para a divindade preencher seu coração. Se você tem orado em benefício próprio, mude de atitude e experimente orar para abrir mão de um pouco de controle. Se você tem rezado assim: por favor, me conceda isso. Eu preciso muito que isso aconteça, experimente rezar desta forma: Aumente meu coração para que ele possa acolher e aceitar as coisas que não consigo. Não faça barganha com Deus para que ele lhe dê o que você quer em troca de oferendas materiais”.   “Se você não sabe resolver um problema em sua vida, dê uma chance à oração. À medida que traz atenção para dentro e procura sinceramente uma resposta, algo sagrado dentro de você abre a porta da sabedoria interior”.“Para pessoas iluminadas, nem todo dia é um bom dia, porque elas só sentem felizes quando as coisas saem do jeito que elas querem. Para pessoas iluminadas, todo santo dia é um bom dia, porque se sentem livres por saber que nada pode lhes tirar a sabedoria”. Quando uma pessoa não iluminada faz o bem, ela tenta deixar a própria marca. Quando uma pessoa iluminada faz o bem ela não deixa marcas. Quanto mais Santa a pessoa é, maior é a chance de ela se descrever como pecadora. Isso acontece porque ela não mente pra si mesma”. Se você quer a paz entre os diferentes caminhos espirituais, coloque em prática o que prega”. “Assim, em tudo façam aos outros o que vocês querem que eles façam; pois esta é a lei dos Profetas”. Mt 7:12.     “Nem todo aquele que me diz Senhor,Senhor entrará no Reino dos Céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu pai que está nos céus ”. Mt 7:21.“O Rei responderá: digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram”. Mt 25:40.Fica assim essa pequena reflexão nesse período, na oitava da Páscoa, porque Jesus sempre está presente entre nós, desde a sua ressurreição, a percorrer o caminho de Emaus, e hoje o evangelho nos traz a aparição aos discípulos no mar da Galiléia, local onde ele multiplicou os peixes e os pães. Jesus acompanha os discípulos em sua trajetória espiritual, dando-lhes o que é essencial: o amor é o ensinamento da partilha. Nos convida a dividir o que temos em comunhão com os nossos irmãos necessitados através da sua ressurreição.