terça-feira, 14 de abril de 2020

Dia Mundial do Café - Uma homenagem do Blog do Farias Júnior




Neste dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café, e é claro que para o Brasil essa é uma data que merece ser lembrada, tendo em vista que o país é o maior produtor e exportador de café do mundo. Para aqueles que não sabem, a origem do café no Brasil teve início em 1727, quando o português Francisco de Mello Palheta, chegando da Guiana Francesa, trouxe as primeiras mudas para o Brasil.
Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a partir do século XVII o café passou a marcar de maneira intensa a economia do país e a partir dos lucros das lavouras foi possível o surgimento das estradas de ferro, avanço da urbanização, entrada de imigrantes italianos, espanhóis e alemães, além do deslocamento do centro de poder do Nordeste para o Sudeste e até mesmo indicou mudanças dos modos e costumes brasileiros àquela época. Com o passar dos anos, o consumo aumentou e o Brasil conquistou espaço de destaque na produção e exportação da bebida, que muitos afirmam ser a melhor do mundo.

Os números atuais comprovam que o café segue sendo uma parte importante do Brasil, no consumo e também em pontos como produção e exportação. Os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou em seu primeiro levantamento que a safra de 2020/21 total de café do Brasil deve ficar entre 57 e 62 milhões de sacas de 60kg. O número representa ainda um avanço de até 25,8% em comparação ao ano anterior, destacando que este ano de produção é considerado um ano de bienalidade alta.  


*Com informações do site noticiasagricolas.com.br