terça-feira, 7 de abril de 2020

Filas de bancos, termômetros da desobediência.



*Por Farias Júnior.
Se tem um lugar onde se torna evidente o desrespeito às orientações de isolamento social, esse lugar são as agências bancárias. Temos recebido na nossa redação, inúmeras fotos que registram aglomerações de pessoas em agências bancárias de várias cidades. 



Em Brejo Santo, a agência do Banco do Nordeste tem tomado as medidas determinadas pelo Banco Central, ofertando álcool em gel e delimitando, com adesivos no chão, os espaços adequados para o cliente esperar na fila. Outros bancos ampliaram os serviços digitais e remotos, a Caixa Econômica implantou padronização do atendimento presencial, apenas com serviços essenciais: saque INSS sem cartão; de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; Bolsa Família e outros benefícios sociais; pagamento de Abono Salarial e FGTS; desbloqueio de cartão e senha de contas; e abastecimento e processamento de depósitos.

Entretanto, a atitude mais importante tem que partir das pessoas, evitando estarem próximas umas das outras, quando estiverem nas filas e só ir ao banco, se de fato não conseguir atendimento online. Como os números de casos e de mortes continuam crescendo, em alguns estados, governadores já estudam a possibilidade de endurecerem ainda mais as regras de isolamento social. Me pergunto se será necessário termos aqui medidas tão duras como as adotadas na Itália e na França.

#blogdofariasjunior #coronavirus #isolamentosocial