quarta-feira, 15 de abril de 2020

Saraiva demite cerca de 500 funcionários em meio à crise no mercado editorial.


A rede de livrarias Saraiva demitiu cerca de 500 funcionários na última segunda-feira (13), após negociações que se arrastavam desde o começo do ano. De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, a decisão ocorreu por causa da atual crise que assola o mercado editorial brasileiro, e começou a ser discutida antes mesmo da pandemia de coronavírus no País.


Após acordo com o sindicato, a Saraiva demitiu 300 funcionários de seu centro de distribuição, localizado em Cajamar (SP), e mais 200 das lojas distribuídas pelo estado. Segundo Patah, a decisão foi necessária para preservar a empresa, atualmente em recuperação judicial, e seus outros postos de trabalho -antes das demissões, eles somavam quase dois mil.

Os ex-funcionários terão as verbas rescisórias parceladas em até 20 vezes, com um valor mínimo garantido, seguindo o antigo salário recebido por cada pessoa. A multa sobre o FGTS também será dividida.

No início de abril, o então presidente da rede de livrarias, Luis Mario Bilenky, pediu demissão diante da crise no setor, agravada pelo isolamento social imposto pela covid-19. O posto está sendo ocupado interinamente por Deric Degasperi Guilhen, ex-diretor comercial da empresa. Procurada pela reportagem, a Saraiva disse que não iria se manifestar sobre as demissões.



*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Gauchazh. Para ler a matéria original, clique aqui.