terça-feira, 14 de abril de 2020

@SUPERESTUDANTES - A fonte da motivação.


A fonte da motivação

A palavra motivação vem do Latim movere (mover). Sendo, de forma bem generalizada, considerada como o impulso que leva à ação e que influencia a direção de um comportamento. 

De fato a motivação é um impulso que te motiva a agir sendo essencial para a continuidade até mesmo da vida. Observe que o que motiva suas ações tem muito mais haver com quem você é do que com os outros. Sua personalidade é moldada de acordo com os fatores a que você é exposto(a).

A maioria das histórias humanas esconde dores, sofrimentos e escolhas e quem és hoje revela muito o nível que as influências externas exerceram sob você.

Existem seis tipos de o motivação: incentivo, medo, conquista, crescimento, poder e social. Aqui vamos tratar das três primeiras.

O incentivo, quando incentivadas as crianças tendem a aprender mais rápido e com mais qualidade, elas tem mais prazer em realizar as tarefas que são destinadas.

O medo, quando o sentimos e o enfrentamos acabamos por superá-lo, todavia é um sentimento incômodo em algumas situações e pode impedir que realizemos tarefas que almejamos muito.

A conquista, a satisfação em conquistar algo que muito se deseja é indescritível, no entanto toda conquista traz com sigo uma história de incertezas e planos.

Mas é sempre bom lembrar que pessoas motivadas, motivam pessoas, tornam o ambiente de convivência mais agradável e transformam situações ruins em aprendizado.

Arline Davis, criadora do Coaching Evolutionary Cicle, afirma que para mudanças de vida significativas precisamos usar a motivação intrínseca. Arline propõe uma investigação profunda ao longo da nossa vida para detectar quais são os valores que realmente nos impulsionam a “mover montanhas”.

Muitas vezes a fonte da nossa motivação está no que vivemos, na forma como decidimos encarar o mundo. Para ser uma pessoa motivada não precisa de muito, apenas do suficiente. Você precisa resgatar aquela força interior que magicamente surge quando as dificuldades aparecem, e que vem de um misterioso lugar: VOCÊ MESMO(A)!

A sua fonte de motivação está em você!

@superestudantes

O @superestudantes é um projeto idealizado pela estudante do curso Jornalismo da UFCA Victória Ellen e pela estudante Riviane Moura.