sexta-feira, 1 de maio de 2020

Após salto de casos, prefeito volta atrás em medidas contra coronavírus.

No final de março, Dimas prefeito de Araguaína (TO),  revogou trechos do primeiro decreto municipal de resposta à pandemia, mantendo aberto o comércio e parte dos serviços. Na ocasião, ele disse ter levado em consideração o pronunciamento em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou as medidas de isolamento social indicadas pela Organização Mundial da Saúde.

Até então, restaurantes, padarias, salões de beleza e estabelecimentos similares podiam abrir. O prefeito tinha proibido apenas a venda de bebidas alcoólicas nos locais e estabeleceu a obrigatoriedade de espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas.


Na última semana, porém, a cidade teve um salto de casos do novo coronavírus. Nesta terça-feira (28), 17 pacientes foram confirmados com a doença, entre eles uma criança de 11 anos. Somando, são 55 pessoas infectadas na cidade. No Tocantins, são 137 casos e três mortes.

Assim, Dimas resolveu dar um passo atrás e retomar as restrições. O novo decreto suspende atividades em igrejas e outros centros religiosos, assim como em academias, feiras, motéis, clínicas de estética e barbearias. Também limita o número de pessoas em reuniões familiares e proíbe totalmente a venda de bebidas alcoólicas no município.

O atendimento só pode ocorrer agora por entrega ou retirada no local, e os estabelecimentos que permanecem abertos serão responsabilizados caso não sejam usadas máscaras no seu interior.

*Da redação do Blog do Farias Júnior.