sábado, 16 de maio de 2020

Ceará - Estado receberá 200 respiradores e 103 toneladas de equipamentos de proteção neste domingo.

Uma carga com 200 respiradores e 103, 7 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) chegará no Ceará neste domingo (17). Os materiais serão trazidos ao Estado por um avião fretado que partirá hoje da China. Os insumos representam o primeiro lote da compra de equipamentos feitos com uma empresa chinesa.
 
O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em pronunciamento ao vivo pelas redes sociais na noite desta sexta-feira (15). Com o lote, segundo Camilo, “será possível garantir todas as condições de trabalho aos profissionais de saúde, profissionais de segurança e demais trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus”.
 
A carga de respiradores será um reforço para implementação de mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), destinados a casos mais graves da infecção Covid-19. “Faz parte dessa luta diária que temos dito para garantir a ampliação do serviço de saúde no Ceará, em meio a uma curva crescente de casos mais graves”, pontuou. Camilo destacou que desde o início da abertura de novos leitos, houve um aumento de 70% na quantidade de leitos de UTI no Estado.
 
O acordo inicial com a empresa chinesa previa a entrega desses 200 respiradores no fim do mês de abril e outros 700 até o fim do mês de maio, porém, uma série de atrasos e entraves burocráticos quanto a liberação da carga e dos voo por ambos os países atrasou a chegada dos materiais. O primeiro lote será transportado por um avião fretado pelo governo Estadual e além dos respiradores deverá conter luvas, máscaras, batas, aventais impermeáveis e demais insumos direcionados às forças estaduais e municipais de combate a pandemia.
 
*Da redação da Blog do Farias Júnior com dados do OPovo. para ler a matéria original, clique aqui