
O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em pronunciamento ao vivo pelas redes sociais na noite desta sexta-feira (15). Com o lote, segundo Camilo, “será possível garantir todas as condições de trabalho aos profissionais de saúde, profissionais de segurança e demais trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus”.
A carga de respiradores será um reforço para implementação de mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), destinados a casos mais graves da infecção Covid-19. “Faz parte dessa luta diária que temos dito para garantir a ampliação do serviço de saúde no Ceará, em meio a uma curva crescente de casos mais graves”, pontuou. Camilo destacou que desde o início da abertura de novos leitos, houve um aumento de 70% na quantidade de leitos de UTI no Estado.
O acordo inicial com a empresa chinesa previa a entrega desses 200 respiradores no fim do mês de abril e outros 700 até o fim do mês de maio, porém, uma série de atrasos e entraves burocráticos quanto a liberação da carga e dos voo por ambos os países atrasou a chegada dos materiais. O primeiro lote será transportado por um avião fretado pelo governo Estadual e além dos respiradores deverá conter luvas, máscaras, batas, aventais impermeáveis e demais insumos direcionados às forças estaduais e municipais de combate a pandemia.