quinta-feira, 14 de maio de 2020

Ceará - População pode conferir resultados de exames em site criado pela Sesa.


A partir desta quinta-feira (14), os resultados dos exames laboratoriais para Covid-19 feitos nas unidades da rede pública poderão ser acompanhados pelo Saúde Digital. O site elaborado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) é mais uma forma de facilitar o acesso do usuário sobre a condição do exame. A novidade permite ainda que os gestores acompanhem a situação da população nos municípios.

“O Saúde Digital dará empoderamento ao cidadão para que ele tenha acesso ao resultado do exame para Covid-19. A gente tira de um sistema fechado para um acesso mais fácil, em que o usuário pode acessar a qualquer momento esse resultado”, explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

A plataforma também é importante para a vigilância epidemiológica. “Neste espaço, os gestores poderão acompanhar a situação dos exames da sua população, possibilitando um melhor planejamento das ações nos municípios e regiões de saúde”, reforça Magda.

Acesso
Para ter acesso ao documento, o  usuário deve entrar no site da Sesa e buscar pelo Saúde Digital (fica na parte superior da tela, ao lado direito). Feito isso, o sistema exibirá uma tela em que deve ser informado o primeiro nome do solicitante e a data de nascimento.

A validação dos dados será confirmada por meio do nome completo do usuário, primeiro nome da mãe e a unidade de atendimento, local em que o exame foi coletado. É importante ressaltar que a declaração é apenas informativa e não substitui o laudo.

Modernização
Os exames laboratoriais da rede pública são armazenados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal), do Ministério da Saúde (MS), que tem o acesso restrito. “A equipe transformou os dados para disponibilizar as informações para o cidadão e gestores. É um passo importante na Plataforma de Modernização da Sesa”, enfatiza Magda Almeida.

No Ceará, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública estadual, são habilitados para realizar o diagnóstico laboratorial da doença. Quase 37 mil exames de biologia molecular foram realizados no Estado, segundo a última atualização de dados do IntegraSUS. A rede pública é responsável por 25.679 deste total.



*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará